• 23/05/2019
Fecomércio vota no Conplan pela aprovação da região administrativa do Sol Nascente

O vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) e presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (Secovi-DF), Ovídio Maia, participou da reunião do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) nesta quinta-feira (23), na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Na pauta, os destaques foram a criação da região administrativa Pôr do Sol/Sol Nascente e o Plano de Uso e Ocupação de Vicente Pires — etapas II e IV. Ambos os projetos foram aprovados. “Como representante da Fecomércio-DF no conselho, votamos pela aprovação das duas matérias. Representamos mais de 90% da cadeia produtiva do DF e o que queremos é uma Brasília legal. Chega de invasões, vamos olhar para a frente e caminharmos juntos na geração de emprego, renda e segurança jurídica ao decidirmos aonde morar e estabelecermos nossas empresas”, afirmou Ovídio Maia. Para ele, é importante regularizar as regiões já existentes, mas acima de tudo, é necessário não permitir mais invasões no Distrito Federal.

O Conplan, composto por representantes do governo e da sociedade civil, é um órgão colegiado que tem função consultiva e deliberativa. Projetos de regularização e de uso e ocupação do solo devem ser aprovados pelo Conplan. O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) é o órgão colegiado superior do Sistema de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Sisplan). O colegiado possui função consultiva e deliberativa de auxiliar a Administração na formulação, análise, acompanhamento e atualização das diretrizes e dos instrumentos de implementação da política territorial e urbana.