Com o objetivo de impulsionar a economia criativa em Brasília e torná-la cada vez mais forte, a Fecomércio-DF lançou na noite desta terça-feira (12), na sede da entidade, a Câmara de Economia Criativa. O sócio da Capital Week Entretenimento, empresa que realiza o Capital Moto Week, Pedro Affonso Franco, está à frente do grupo, como presidente. Para ele, será primordial estimular todos os segmentos que compõem a economia criativa: artesanato, publicidade, produção de eventos, audiovisual, entre outros. “Brasília deixou de ser uma cidade meramente administrativa e virou uma cidade que pulsa criatividade. O nosso objetivo será desenvolver o setor e dar as ferramentas para que ele continue crescendo cada vez mais e com mais estrutura”, disse.
O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, falou da importância do trabalho das câmaras. Esse é o quarto grupo empresarial lançado em sua gestão. “Começamos criando a Câmara de Mulheres Empreendedoras, para realizar um trabalho com o grande número de empresárias da cidade, e que está indo muito bem. Em seguida criamos a Câmara de Tributação, que acompanha toda a movimentação do governo, dando um impulso nessa área vital de reforma tributária. Logo depois foi a vez da Câmara de Inovação, que já existia, mas foi revitalizada”, disse. Sobre o lançamento do novo grupo, Francisco Maia destacou a importância da economia criativa. “Nosso intuito, ao lançar essa câmara é unir esses diferentes segmentos e fomentar o desenvolvimento de Brasília, por meio da economia criativa”, afirmou.
A secretária de turismo do DF, Vanessa Mendonça, esteve presente na cerimônia e ressaltou o trabalho da Federação do Comércio em prol da cidade. Disse que é de suma importância que o setor público ande de mãos dadas com o setor privado. “O presidente Francisco Maia está realizando um grande trabalho. Nós temos tudo em Brasília para mudar a história dessa cidade que vai completar 60 anos. Tombada com ainda 27 anos, é uma das principais obras de artes do mundo. Estamos no nosso melhor momento”, enfatizou. Os deputados distritais: Leandro Grass e Júlia Lucy também participaram do lançamento. Segundo Leandro, a economia criativa é responsável por criar muitos empregos no DF, além de estar na vocação do capital. Ele agradeceu à Fecomércio pelo trabalho em benefício da cidade. A distrital Júlia Lucy ressaltou que Brasília não pode mais ser tão dependente do governo e que a economia criativa pode trazer grandes benefícios nesse sentido.