A construção de ciclovias, maiores estímulos ao deslocamento a pé, compartilhamento de veículos, integração entre os transportes públicos, além da expansão do metrô e adoção do VLT e VLP, foram algumas das sugestões apresentadas na quarta edição do ciclo de palestras Brasília 2015, realizada na sede da Fecomércio-DF, na noite desta quinta-feira (27), que teve como tema Soluções de Mobilidade Urbana para o DF e sua Região Metropolitana.
Dois técnicos da área foram os palestrantes: o secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, Cassio Taniguchi, e a presidente da Companhia de Metrô do Distrito Federal, Ivelise Longhi. “Hoje precisamos reforçar o transporte sobre trilhos e estamos trabalhando para isso com projetos de ampliação e modernização das estações do metrô”, afirmou Ivelise. Segundo ela, com o novo planejamento, o transporte sobre trilhos terá a capacidade de conduzir 30 mil brasilienses a mais pela cidade.
Já Taniguchi afirma que a mobilidade é um problema mundial. “Quanto maior a população, maiores os problemas. Transporte público deficiente, falta de integração, baixa freqüência e acessibilidade limitada são alguns deles”, apontou. O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, destacou que para melhorar a qualidade de vida é preciso investir e criar legalmente a Região Metropolitana. “Qualquer solução para Brasília deve levar em consideração também o Entorno”, concluiu.
Foto: Cristiano Costa