• 19/06/2019
Fecomércio-DF reúne lideranças empresariais da cidade para promover uma união do setor produtivo

Para a economia crescer é necessário que o setor produtivo trabalhe em conjunto. Com esse intuito, a Fecomércio-DF ofereceu um almoço, nesta quarta-feira (19), na sede da instituição, para lideranças empresarias e representantes do governo local. Na ocasião, foram apresentados os benefícios exclusivos do Banco de Brasília (BRB) voltados aos empresários da cidade. O presidente da Federação do Comércio, Francisco Maia, afirmou que um dos objetivos de sua gestão é o de reaproximar as lideranças do setor produtivo em prol das empresas locais.  “É muito importante falarmos a mesma linguagem e estarmos juntos. A Fecomércio está de portas abertas para receber as lideranças da capital”, disse. Segundo ele, neste momento, também é necessário fortalecer o Banco de Brasília (BRB), que está com nova diretoria e com projetos para os empreendedores.

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, ressaltou que o Banco de Brasília quer fazer a diferença na capital e não ser apenas um banco que atende servidores públicos. “Queremos atuar junto aos empresários na geração de emprego e renda da cidade. É por isso que faremos aqui na Federação o lançamento da concessão do microcrédito produtivo”, destacou Paulo Henrique.

O superintendente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira, disse que é muito importante o BRB estar voltando para o crédito produtivo. “Nós estamos muito carentes de crédito produtivo. As nossas empresas estão sem acesso ao crédito. O BRB, historicamente, sempre teve uma dificuldade nessa relação do crédito produtivo e a gente vê hoje um presidente com boas ideias, otimista, que mostrou que o banco tem uma disposição de atuar para ajudar nossas empresas e eu torço para que o BRB consiga alcançar esse objetivo”, apontou.

O secretário de Relações Institucionais do DF, Vitor Paulo, falou sobre a importância do setor produtivo para o PIB local. “Gostaria de parabenizar a Fecomércio pela inciativa, na pessoa do seu presidente, Francisco Maia. É o setor produtivo que alavanca a economia de todos os estados com emprego e renda para a população”, disse. Para ele, governo e empresários devem andar unidos em prol do desenvolvimento da cidade.

O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Bittar, disse que o empresariado precisa de inciativas que fomentem o desenvolvimento e tudo começa pelo crédito. “Extremamente positiva a iniciativa do presidente Francisco Maia, porque o setor produtivo tem algumas questões que ficaram em um vazio por muito tempo e podem ser supridas com esse encontro”, afirmou Bittar. Segundo ele, é muito importante que as lideranças sindicais estejam unidas.

Também participaram do encontro o primeiro vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF), Edson de Castro; o vice-presidente da Fecomércio-DF, Álvaro Silveira Junior; o membro do Conselho Consultivo da Fecomércio-DF, Rogério Tokarski; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF), José Carlos Magalhães Pinto; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF); Fernando Cezar Ribeiro; a diretora técnica do Sebrae no DF, Rose Rainha, o presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Fernando Brites, e o vice-presidente da Fibra, Pedro Verano.