• 03/04/2019
Fecomércio apresenta projeto para supermercados do DF adotarem somente sacolas reutilizáveis

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, e o segundo vice-presidente Antonio Tadeu Perón se reuniram nesta quarta-feira (3) com o deputado distrital Leandro Grass (Rede), na sede da Federação do Comércio, para apresentar o projeto desenvolvido pela instituição, junto com o Sindicatos dos Supermercados (Sindsuper) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que prevê uma nova dinâmica de uso das sacolinhas plásticas. A ideia é adotar uma nova cultura no Distrito Federal, com o objetivo de reduzir drasticamente o número de sacolas distribuídas. Além disso, o projeto pretende estimular o uso de bolsas (ou outro produto similar) retornáveis. Na falta de uma dessas opções, o estabelecimento poderá comercializar sacolas reutilizáveis ou sacolas bioplásticas reutilizáveis, que poderão ser usadas também para coleta de resíduos domiciliares.

A ideia é apresentar o projeto das sacolinhas o mais rápido possível na Câmara Legislativa do DF. “Precisamos urgentemente de alternativas criativas para o nosso comércio e consequentemente para o meio ambiente. Estamos acostumados a receber sacolas plásticas fornecidas pelos supermercados, mas precisamos nos conscientizar quanto à finalidade e descarte dessas sacolas”, destacou o presidente da Fecomércio, Francisco Maia. O projeto tem como exemplo o estado de São Paulo que já proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas, conforme dispõe a Lei 15.374, de 18 de maio de 2011, do estado paulista. “Nossa ideia parte de um principio de conscientização da sociedade com soluções que podemos alcançar na prática. O projeto vale para as sacolinhas que ficam nos caixas dos supermercados”, completou Tadeu Perón.

Na opinião do deputado Leandro Grass, o projeto está de acordo com o que a sociedade precisa. Segundo ele, é fundamental a iniciativa partir do setor produtivo, o que gera legitimidade. “A ideia apresentada pelo setor produtivo é um fator crucial e importantíssimo. Quando recebemos um projeto como esse da Fecomércio significa uma legitimidade do setor. Temos o interesse em dar a maior celeridade possível”, disse Leandro. Durante a reunião, um dos objetivos traçados foi apresentar o projeto à Câmara Legislativa para que ele seja sancionado no dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

As ações pospostas visam a proibir a distribuição gratuita ou a venda de sacolas plásticas aos consumidores para o acondicionamento e transporte de mercadorias adquiridas em estabelecimentos comerciais no Distrito Federal. Além disso, os estabelecimentos comerciais devem estimular o uso de sacolas reutilizáveis, assim consideradas aquelas que sejam confeccionadas com material resistente e que suportem o acondicionamento e transporte de produtos e mercadorias em geral.