As famílias brasileiras começaram o ano de 2012 mais inclinadas a consumir. É o que mostra o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O ICF chegou a 139,7 pontos em janeiro, um crescimento de 1,8% em relação a dezembro de 2011.

Na comparação com janeiro do ano passado, a alta foi de 0,3%. De acordo com a CNC, a maior moderação do consumo no período de Natal, o reajuste de 14,1% do salário mínimo e a adoção pelo governo de medidas de incentivo ao crédito levaram a um aumento da confiança das famílias no que diz respeito ao consumo, mesmo num período do ano em que costuma haver menor disposição às compras, devido às despesas extras características do período, como impostos.

Esse resultado se mantém acima da zona de indiferença (100,0 pontos), indicando um nível favorável de consumo. “Esses resultados indicam que, mesmo em menor ritmo, as famílias ainda mantêm uma elevada confiança em relação ao mercado de trabalho”, afirma o economista da CNC, Bruno Fernandes.

Por faixas de renda, na comparação mensal, o resultado do índice foi sustentado tanto pela alta da confiança das famílias com renda superior a 10 salários mínimos (alta de 1,5%, ou 148,9 pontos) quanto com rendimentos menores (1,8%, ou 139,7 pontos).

 

Foto: CNC

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