Muitas vezes, a terceirização é o caminho certo para micro e pequenas empresas reduzirem gastos e melhorarem a qualidade do produto para os clientes. Entretanto, de acordo com especialistas, a decisão de terceirizar alguns serviços deve ser feita com planejamento, pois, do contrário, os prejuízos podem ser grandes.

A Destak Comunicação está no mercado há 10 anos. Segundo a sócia proprietária Jalile Elias, desde o início a empresa terceiriza os serviços de motoboy e fotógrafo. Segundo ela, essa decisão teve o objetivo de diminuir gastos. “Nós não precisamos desses serviços diariamente, por isso achamos melhor terceirizar”, avalia.

A empresária confessa que já teve problemas com as prestadoras de serviço, mas que resolveu rápido. “Eu simplesmente troquei de empresa”, conta. Na opinião dela, a relação profissional entre pessoas jurídicas é melhor.

O professor de administração da Universidade de Brasília (UnB) Jorge Pinho afirma que as atividades mais fáceis e aconselháveis de se terceirizar em micro e pequenas empresas são as de contabilidade, as de serviço de limpeza e as de motoboy. “A terceirização tem que ser vista com cautela, pois se acontecer algum erro, o problema recai sobre a empresa, inclusive os prejuízos”, alerta o administrador.

 

Foto: Joel Rodrigues

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