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  • Adilson
  • 17/10/2019
Encontro da Fecomércio-DF sobre e-commerce reúne grandes especialistas e explica necessidade de se investir na internet

Mais de 300 pessoas participaram do primeiro Encontro de E-commerce – A Realidade do Novo Comércio, nesta quinta-feira (17), na sede do Centro Empresarial da CNC, em Brasília. A realização do evento foi da Fecomércio-DF com a proposta de oferecer o conteúdo necessário para levar o empresário a uma reflexão e mudança de atitude, compreendendo a urgente necessidade de realizar significativos avanços nos seus empreendimentos. O evento contou com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC), Sesc, Senac, Sebrae e BRB.

O primeiro vice-presidente da CNC, Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, participou da abertura do encontro e afirmou que este é um tema muito importante e que o seminário servirá de espelho para todo o País. “E-commerce é um tema significativo e essa prática tem que ser aplicada em todo o Brasil”, afirmou o vice-presidente da CNC. Já o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, disse que a Federação lançará um Centro de Inovação para ajudar os empresários. “As pessoas têm que se atualizar, as vendas online não atrapalham a loja física, ao contrário, uma ajuda a outra. E é uma obrigação da Fecomércio mostrar isso para os seus associados. Por isso, esse evento vai ter uma sequência”, frisou Maia. “O diretor de Administração e Finanças do Sebrae do Distrito Federal,  João Henrique de Almeida Sousa, também participou da abertura do encontro. O ex-senador e consultor de mercado Jorge Viana foi um dos facilitadores do encontro.

Palestras

A primeira palestra foi com o professor de economia da Universidade de Santa Catarina, Fernando Richartz. Segundo ele, o e-commerce não é uma opção, é uma realidade. “O número de pessoas com acesso à internet cresceu muito e esse acesso passou a ser diário. Em pouco tempo, a população brasileira estará totalmente conectada”, declarou o professor de economia. Já o economista da CNC, Fábio Bentes, disse que atualmente o comprador é quem está ditando o ritmo de consumo. “Quando comparamos o comércio eletrônico com o tradicional, parece que eles estão competindo, mas eles não estão. Raras são as empresas exclusivamente eletrônicas. O comércio eletrônico cresceu mais do que o varejo tradicional, porém, não vejo isso como concorrência, mas como oportunidade”, esclareceu Bentes.

O segundo painel contou com o empresário e ex-diretor de Marketing Netshoes, Roni Bueno. Segundo ele, houve uma mudança significativa na economia e na forma de consumo nos últimos 10 anos e é isso que faz a diferença nos novos negócios. “Existem dois tipos de economia. A velha economia e a nova economia”, classificou Bueno. “Nos últimos 10 anos, quem tem o poder são as pessoas. E com o smartphone, temos um controle remoto muito poderoso que empodera as pessoas. Quem entendeu isso, surfa bem na nova economia e se dá bem nisso. Essa é a dicotomia da nova economia”, explicou o empresário

O diretor-executivo de criação da Isobar, Mateus Braga, falou sobre transformações digitais; o CEO da Administrar é Preciso, Maurício Schneider, falou sobre o cenário cada vez mais competitivo; o proprietário da Íntima Store, Jean Makdissi, explicou mais sobre hábitos de consumo na internet; diretores da  Kamelão Color: Karolyne Fernandes e Arlen Ferreira, dissertaram sobre logística e o advogado Ronaldo Bach e Lucas Camargo,  da Insta Buy, comentaram sobre segurança na internet.

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