Diante de um mercado cada vez mais competitivo e de consumidores cada vez mais exigentes, as parcerias empresariais podem ser um ótimo negócio, inclusive para os micro e pequenos empreendimentos. De acordo com o especialista em marketing e comunicação para micro e pequenas empresas Alessandro Basile, os empresários brasileiros ainda têm grandes dificuldades em trabalhar de forma cooperada. “Esse tipo de união possibilita que empresas, mesmo sem muitos investimentos, tenham acesso aos diferentes mercados, inclusive o internacional, aumentando a participação no nicho em que já atuam”, afirma Basile.

Essa junção de forças é uma forma de se fortalecer diante das grandes marcas, que têm maior poder de negociação. Pensando nisso, a artista plástica Mariana Dap optou há mais de 15 anos pelo modelo de gestão de parcerias. Ela e o sócio PH Caovilla já tiveram um bar e uma loja de artesanato. Atualmente, eles estão à frente da Cobogó – Mercado de Objetos, um espaço de arte e design, localizado na Asa Norte. “Abrimos a loja com uma parceria já estabelecida, pois sabíamos que isso agregaria valor à nossa proposta”, conta Mariana Dap. Neste caso, a parceria se restringe à ocupação e à manutenção do espaço, divido com o escritório de mídias sociais do sócios Daniel Obregon e Lucas Mansur.

Foto: Pedro Ladeira

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