Por Francisco Maia

Presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio)

Oferecer educação profissional para todos é o lema do Senac. Mais do que um princípio, é uma prática com 74 anos de atuação, marca histórica atingida no último dia 10 de janeiro. Ao olhar para essa trajetória é possível confirmar o quanto a instituição é importante para o desenvolvimento do País. Ao levar esse saber técnico para os brasileiros, a entidade contribui para a superação dos problemas sociais e para a modernização da economia. A evolução mundial nos impõe a necessidade da busca constante pela atualização e pelo conhecimento. O Senac permite que o jovem e o adulto estejam inseridos nessa realidade. Serve como uma ponte para a inovação no mundo do trabalho. Um caminho que nação nenhuma pode deixar de trilhar.

Em síntese, é uma instituição transformadora. É mantido pela iniciativa privada dos setores de comércio, serviços e turismo, que entendem a importância desse serviço. Com essa bandeira social, o Senac faz inclusão de verdade. Disponibiliza em sua grade curricular, uma série de cursos gratuitos, por meio do Programa Senac de Gratuidade, voltado exclusivamente para pessoas com renda familiar mensal de até dois salários mínimos. Consegue assim auxiliar quem realmente precisa, oferecendo oportunidade de ascensão social. A cidadania chega ao trabalhador por meio de uma profissão digna e da capacitação. Anualmente, são mais de 358 mil cidadãos beneficiados com os cursos gratuitos do Senac.

No Distrito Federal, tenho a grata satisfação de informar que começamos o ano oferecendo, somente agora em janeiro, mais de 600 vagas em 27 cursos. Tudo de graça. São disciplinas que o mercado carece de mão de obra especializada e por isso concentram a nossa atenção. Cursos como técnico em logística, por exemplo, ou visual merchandising. Áreas que nós sabemos que possuem muita oferta de trabalho. Não por acaso, os alunos saem dos cursos empregados. Assim, o Senac cumpre a sua missão e oferece o atalho que o Brasil precisa para voltar a crescer.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo