Os brasilienses estão otimistas com o Dias dos Pais. É o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio. Na média, a expectativa de crescimento nas vendas é de 12,94%. No ano passado, no mesmo período, a previsão foi de um aumento de 9,93%. O levantamento foi feito com 162 empresários de oito segmentos distintos.
As lojas de Eletroeletrônicos são as mais otimistas, esperam alta de 18,33% nas vendas. As mais cautelosas são as Livrarias, com estimativa de aumento de 5,20%. “No mesmo período do ano passado, 16% dos empresários tinham expectativas de vendas negativas para o Dia dos Pais. Já neste ano, apenas 10,50% acham que as vendas serão menores do que em 2012. Esta foi a maior mudança percebida”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. Ele destaca que as datas comemorativas representam um estímulo para o comércio, sendo que o Dia dos Pais é o quarto melhor período de vendas.
Na busca pelos consumidores, 87,04% dos entrevistados declararam que realizarão promoções como estratégias para melhorar as vendas e 12,96% não. Em relação ao valor dos presentes, o preço médio gasto será de R$ 111,98. Foram pesquisados os segmentos de: Calçados, Eletroeletrônico, Livrarias, Lojas de Departamento, Material Esportivo, Perfumaria, Restaurante e Vestuário.
Foto: Arquivo