O Dia das Mães aqueceu o comércio do Distrito Federal e superou em 19,9% a média de desempenho de 2022, segundo pesquisa pós-vendas realizada pelo Instituto Fecomércio-DF. Ainda segundo o levantamento, 95% dos lojistas entrevistados ficaram satisfeitos com as vendas durante a data comemorativa.

 

No desempenho geral das vendas, 57% dos lojistas venderam mais que do que previam; 39,3% venderam o esperado e 3,2% menos do que almejavam.

Dois segmentos foram destaques nas escolhas dos presentes e conquistaram os maiores tickets médios do feriado: ótica (R$ 532) e eletrônicos (R$ 498). O ticket médio geral realizado foi R$ 201, valor 7,8% menor que os R$ 218 registrados na pesquisa de pré-vendas.

Segundo 99,4% dos entrevistados, a estratégias de vendas foram diferenciais para o aumento do comércio. (não se começa frase com números) Além disso, 80,90% afirmaram que utilizaram alguma tática para atrair clientes, volume ainda maior que o mensurado na consulta de expectativas (73,3%). Entre as mais populares estavam a diversidade de produtos (22,14%); vitrine temática (17,74%) e divulgação e propaganda (17,62%).

A pesquisa também mostrou que houve queda de 25% em relação ao aumento dos preços esperados. A maioria dos comerciantes  manteve os preços durante as vendas do Dia das Mães (93,3%). Entre os que decidiram reajustá-los, 6,7% justificaram com  o aumento de impostos (25,9%) e repasse de fornecedores (74,1%).

 

Como previsto na pesquisa de expectativa do Instituto Fecomércio-DF, os clientes preferiram utilizar a possibilidade de parcelamento e pagaram em maior volume na modalidade crédito (74,9%), seguido pelo cartão em débito (21,1%) e pix (4%).

Metodologia

Os dados da pesquisa foram coletados entre os dias 16 e 31 de maio de 2023. A abordagem dos lojistas compreendeu uma amostra de 402 empresas de 15 segmentos básicos do Setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF.

O principal objetivo dessa segunda medição é apurar o resultado das vendas efetivamente alcançadas no Dia das Mães de 2023. Visando a acurácia dos resultados, a pesquisa de pós-vendas foi aplicada no mesmo campo amostral utilizado para a pesquisa sobre a expectativa de vendas realizada anteriormente pelo Instituto Fecomércio.

 

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