Lojistas e consumidores mantêm expectativas positivas sobre o comércio no Dia das Crianças deste ano. Segundo pesquisa de mercado realizada pelo Instituto Fecomércio-DF, cerca de R$ 173 milhões podem ser injetados na economia do Distrito Federal, com valor médio de R$ 88 mil a ser movimentado por empresas dos segmentos mais beneficiados pela data comemorativa. É esperado, ainda, um crescimento médio de 21,45% nas vendas em relação ao mesmo período de 2022.
A intenção de compras também é positiva, já que 67,7% dos clientes pretendem presentear a criançada. Entre os 32,3% que não planejam comprar lembranças, a falta de uma pessoa, no caso criança ou adolescente, para presentear, e a dificuldade financeira foram eleitas como as principais justificativas.
Segundo o relatório, a maioria dos comerciantes (61%) acredita num desempenho melhor em comparação ao efetivamente vendido no ano passado. Este é o segundo ano consecutivo em que a previsão por vendas maiores supera a de vendas iguais. Já o pessimismo com vendas menores registrado na atual pesquisa ficou em 0%, mantendo a margem quase nula registrada a partir de 2021.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, o otimismo pode estar ligado a diversos fatores. “Temos um cenário ligado à melhoria no nível de emprego no DF, aliado à redução da inflação, às duas reduções consecutivas da taxa Selic e aos reajustes salariais nos setores público e privado”, explica.
Preços
Sobre os valores dos produtos, 95,5% dos lojistas afirmaram que irão manter os preços, enquanto apenas 4,5% têm a intenção de aumentar, sob a justificativa de repasse de fornecedores (94,4%) ou aumento de impostos (5,6%).
O ticket médio será de R$ 161,80, valor pouco menor que os R$ 186,45 alcançados em 2022. O segmento com maior média de ticket é o de Eletroeletrônico, com R$587. Em seguida aparecem ótica (R$273,33) e as Loja de Brinquedos (R$181,21).
Grande parte dos comerciantes (83,9%) pretende investir em alguma estratégia de vendas para a data comemorativa. As principais delas serão a diversidade de produtos (23,23%), seguida de promoção (23%), divulgação e propagandas (14,98%) e vitrine temática (12,66%).
Quanto aos consumidores, a média de gastos será de de R$ 198,43. É esperado que compras no crédito sejam as mais comuns, com 48,2% das intenções, seguidas por pagamentos no débito (45,3%) e Pix/Transferência (6,5%), que somam 51,8%. Ou seja, mais da metade pretende quitar as compras imediatamente.
Preferências dos clientes
Segundo a consulta, os brinquedos (38,9%), vestuário e acessórios (18,3%), calçados e acessórios (13,8%), tortas/doces/bombons (13,4%) e artigos para presentes/souvenirs (7,7%) serão os presentes mais procurados para as crianças.
O final da semana será movimentado, com maior fluxo de clientes nos sábados (32,92%), sextas (17,96%) e domingos (16,90%). A maioria pretende fazer as compras no período da tarde (58,4%), seguido pela manhã (22,7%) e pela noite (18,9%).
As lojas físicas de rua/bairro e de shopping chamam maior atenção dos consumidores para as compras de Dia das Crianças de 2023, somando juntas, mais de 75% das intenções. Ainda sobre as experiências de consumo, os descontos/promoções e qualidade do produto são estratégias com altos índices de recompra, enquanto o preço alto e falta de produtos são apontados como grandes motivos para não indicar um comércio.
Metodologia
Os dados da pesquisa foram coletados entre 8 e 28 de agosto de 2023. A abordagem aos consumidores se deu de forma aleatória, em diferentes pontos de circulação do DF, com amostra de 501 respondentes.
Já a abordagem aos lojistas compreendeu uma amostra de 403 empresas de diferentes segmentos, concentradas em várias regiões do DF. Foram consultados os segmentos de artigos para presente; calçados/acessórios; chocolateria; eletroeletrônico; loja de brinquedos; padaria/confeitaria; perfumaria/cosméticos; restaurante; supermercado/mercearia e vestuário/acessórios.
Desempenho do dia dos pais
Segundo a pesquisa de pós-vendas do Instituto Fecomercio/DF, o comércio no Dia dos Pais de 2023 registrou um crescimento de 21,3% em relação ao desempenho de 2022. Durante a data comemorativa, 57,7% dos lojistas venderam mais que o esperado, 37,1% venderam o esperado e apenas 5,2% menos que o esperado.
A maioria dos comerciantes (74,6%) utilizou alguma estratégia de venda, destacando-se a diversidade de produtos (26,6%) e a promoção (17%). Em relação aos preços, 98,5% mantiveram os valores dos produtos e serviços.
91% dos lojistas alegaram que as suas expectativas para o Dia dos Pais foram atendidas. Apesar da satisfação, houve queda de 8,2% do ticket médio realizado (R$ 187,00) em comparação ao valor expectado (R$ 203,60).