• 29/03/2012
Desemprego sobe 0,9% no Distrito Federal

O índice de desemprego no DF aumentou 0,9% de acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Em janeiro deste ano, a taxa era de 11,5% e subiu para 12,4% em fevereiro. Em comparação com o mesmo período de 2011, foi registrada queda de 2,4%. O número de desempregados subiu em 13 mil, alcançando a marca de 176 mil pessoas.

Segundo a pesquisa, o aumento do desemprego em fevereiro resulta do crescimento da População Economicamente Ativa (PEA), que teve incremento de 6 mil pessoas em janeiro e da diminuição de 7 mil postos de trabalho. “No final do ano de 2011, também não houveram muitas contratações em empregos temporários, o que aumentou o índice de desempregados no DF”, ressalta o assessor econômico da Fecomércio- DF, José Eustáquio de Carvalho.

No levantamento por setores, o comércio foi o que mais ofereceu empregos, com a criação de 2 mil vagas. Em segundo lugar veio a construção civil, com mil novos postos de trabalho. Os dados também mostraram que os jovens entre 16 e 24 anos representam 46,5% dos desempregados. Nessa faixa de idade, a taxa de desemprego subiu de 25,1% para 27,1% entre janeiro e fevereiro.

Foto: Joel Rodrigues