O número de famílias que estão endividadas aumentou no mês de junho na comparação com maio, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada nesta quarta-feira (27) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O porcentual de famílias com dívidas neste mês foi de 57,3%, contra 55,9% no mês passado. Apesar deste aumento, o número de famílias endividadas continua em patamar inferior ao observado em junho de 2011, quando 64,1% haviam declarado ter dívidas.

 A inadimplência, por sua vez, registrou leve recuo após quatro altas seguidas: 23,2% das famílias informaram ter dívidas e contas em atraso em junho deste ano, ante 23,6% em maio.

“À medida que as famílias forem conseguindo ter mais folga no orçamento, com uma parcela menor da renda comprometida com dívidas, esses estímulos podem fazer mais efeito, mas não vai ser como em 2010, após a crise porque o patamar de endividamento e inadimplência são outros”, afirma a economista da CNC, Marianne Hanson. O cartão de crédito foi apontado como um dos principais tipos de dívida por 74,8% das famílias.

 

 

Foto: Ascom/CNC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo