O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do DF (Icec-DF) registrou queda de 0,5 ponos em dezembro de 2020 na comparação com novembro, fixando-se em 104,2 pontos. Apesar da baixa, a confiança permanece acima da zona de otimismo, que é de 100 pontos. Em relação ao mesmo período de 2019, o índice também apresentou declínio de 27,7 pontos. É o que mostra a pesquisa divulgada pela Fecomércio-DF.
Ainda de acordo com o levantamento, 49,6% dos empreendedores entrevistados afirmaram que as condições da economia brasileira pioraram um pouco em dezembro; 43,5% falaram que melhoraram um pouco; e 6,9% disseram que pioraram muito. Sobre as condições atuais do setor de comércio, 48,8% concluíram que pioraram um pouco. Quando perguntados sobre a expectativa para a economia do País, a maioria (80%), afirmou que vai melhorar um pouco.
A pesquisa do Índice de Confiança do Empresário do Comércio tem como objetivo produzir um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a percepção que os empresários do comércio têm sobre o nível atual e futuro de propensão a investir em curto e médio prazo.