O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do DF (Icec-DF) cresceu 4,1 pontos em novembro na comparação com outubro deste ano, fixando-se em 104,7 pontos e permanecendo no patamar de otimismo (acima de 100 pontos) pelo segundo mês consecutivo. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice apresentou queda de 22,6 pontos. É o que mostra a pesquisa divulgada pela Fecomércio-DF.
O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, explicou que o comércio vive a expectativa de arrecadar valores melhores com a chegada do final de ano. “As perspectivas são favoráveis para o desempenho do comércio no DF com a chegada do fim de ano. Muito em função do incremento no faturamento com as festas de final de ano e décimo terceiro”, afirma Francisco Maia.
Os principais subíndices do Icec registraram evolução em alguns itens, com destaque para aquele referente à satisfação dos comerciantes com as condições atuais que chegou a 44,4 pontos– o segundo avanço seguido. Especificamente em relação à economia, os empresários do comércio se mostraram 5% mais satisfeitos do que em outubro – item com o maior crescimento mensal entre todos os analisados pela pesquisa, alcançando 75,3% em novembro.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) detecta as tendências do setor, do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente 6 mil empresas e os índices, apurados mensalmente, apresentam dispersões que variam de zero a 200 pontos.