O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do DF (Icec-DF) cresceu 0,8 ponto em fevereiro de 2020 na comparação com janeiro, fixando-se em 133,4 pontos. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando estava em 131,8, o índice também apresentou crescimento. É o que mostra a pesquisa divulgada pela Fecomércio-DF. Valores acima de 100 indicam otimismo.
O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, explica que a recuperação da economia brasileira é um dos fatores para o crescimento do índice de confiança na capital do País. “A inflação está controlada. Já podemos notar também uma recuperação gradual no nível de emprego, mesmo longe do ideal. Além disso, a intenção de consumo das famílias vem melhorando a cada mês que passa: em fevereiro foi registrado o maior índice desde março de 2015, o que acaba animando os empresários”, conclui Francisco Maia.
A pesquisa mostra que 12,8% dos empreendedores entrevistados avaliam que as condições atuais da economia brasileira melhoraram muito; 50,9% afirmaram que melhorou pouco; 19,8% disseram que piorou pouco e 16,6% acham que piorou muito. Sobre a expectativa de contratação de funcionários: 19,9% acreditam que vão aumentar; 50,4% aumentarão pouco; 24,2% dos empresários vão reduzir pouco e 5,5% vão reduzir muito. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) detecta as tendências do setor, do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente 6 mil empresas e os índices, apurados mensalmente, apresentam dispersões que variam de zero a 200 pontos.