O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio do Distrito Federal (Icec-DF) apresentou queda de 3,9 pontos em janeiro e fixou-se em 122,4 pontos no primeiro mês do ano de 2014. Em relação ao mesmo período do ano passado os dados também apresentaram recuo (8,4 pontos). Apesar da diminuição, os empresários do comércio continuam otimistas. Apenas valores abaixo de 100 indicam pessimismo. Foi a terceira queda seguida do índice na capital do País.
“A desaceleração das atividades econômicas em 2013 corroborou para uma percepção menos favorável da economia no início de 2014 por parte dos empresários de todo o Brasil”, explica o presidente da Fecomércio- -DF, Adelmir Santana. “A expectativa era a de que o dado tivesse aumento após as festas de fim de ano, o que não aconteceu devido as incertezas da econômicas para o decorrer deste ano”, conclui Adelmir Santana.
A pesquisa do Índice de Confiança do Empresário do Comércio tem como objetivo produzir um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a percepção que os empresários do comércio têm sobre o nível atual e futuro de propensão a investir em curto e médio prazo. A pesquisa é realizada nos últimos dez dias do mês imediatamente anterior ao período da divulgação dos dados.