O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), medido pela CNC, registrou queda de 2,3% no trimestre finalizado em julho. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (7).

O número caiu 7,9% na comparação com o mês anterior e 9,1% em relação ao mesmo período de 2011. Na opinião do economista da Confederação Nacional do Comércio, João Felipe Araújo, o índice reflete uma percepção desfavorável do empresário em relação ao desempenho da economia brasileira, assim como do setor varejista. “O nível de inadimplência está elevado no país, além do grande endividamento por parte das famílias, o que acarreta a diminuição na demanda de compra em várias cidades”, explica Felipe.

De acordo com a Divisão Econômica da CNC, a queda na confiança do comerciante se deu de forma generalizada entre todas as regiões do país, entretanto, apesar dos fatores negativos o Icec ainda está acima dos 100 pontos, indicando que o empresário do comércio permanece confiante. Araújo afirma que é normal que o índice seja menor nos seis primeiros meses em relação ao segundo semestre, quando acontecem às festas de fim de ano e às vendas voltam a aquecer o mercado. Dessa forma, estima-se um crescimento de 8% nas vendas do varejo em 2012.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo