O índice de vendas no mês de novembro de 2020 apresentou crescimento na capital do País. O comércio brasiliense teve um incremento de 28,87%; serviços 24,77% e turismo 7,32%. Os dados são da Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio-DF, com o apoio do Sebrae-DF. O estudo identificou ainda que a mão de obra ocupada nos setores pesquisados também apresentou indicador positivo: serviços obteve alta de 1,11%. Já o comércio registrou variação de positiva de 0,90% e o setor de turismo ficou estável (0,00%). Foram ouvidos 700 empresários, no período de 1º a 15 de dezembro de 2020.

Em novembro, os 17 segmentos do comércio pesquisados, todos registraram crescimento nas vendas: Padaria e Confeitarias (38,75%); Comércio Varejista de Bebidas (36,67%); Ferragem e Ferramentas (31,78%); Farmácia (31,60%); Móveis (33,86%); Material de Construção (30,71%); Cama Mesa e Banho (29,70%); Autopeça e Acessórios (29,33%); Calçados (28,61%); Cosméticos e Perfumaria (28,48%); Minimercado, Mercearia e Armazéns (27,25%); Suprimento de Informática (26,95%); Ótica (26,25%); Artigos de Armarinho, Suvenires e Bijuterias (25,33%); Papelarias e Livrarias (23,76%); Material de Construção (20,41%); Vestuário e Acessórios (19,16%).

No setor de serviços, houve queda em apenas um dos 12 segmentos apurados pelo estudo do Instituto Fecomércio-DF. O que registrou recuo foi: Organização de Feiras, Congressos e Festas (-8,26%). Já os que tiveram crescimento: Manutenção e Serviços em TI (36,70%); Bar, Restaurante e Lanchonetes (34,63%); Manutenção de Veículos (34,55%); Petshop (30,45%); Promoção de Vendas (29,28%); Atividade de Contabilidade (26,64%); Cabeleireiros (22,77%); Capitação e Treinamento (22,22%); Vidraçaria (19,17%); Sonorização, Iluminação e Fotografias (18,88%); Atividades de Condicionamento Físico (17,13%).

Já no setor de turismo, o segmento de Serviço de Turismo (-13,13%) foi o único que registrou queda. Artigos de Viagem (23,33%); Agência de Viagens (16,56%%) e Hotel (4,93%) foram os que registraram crescimento.

Entre as formas de pagamento adotadas pelo consumidor, o destaque em novembr de 2020 ficou para as compras no cartão de crédito, com 45,01% dos pagamentos; e no dinheiro, com 26,88%, que juntos, acumulam um índice de 71,89% da preferência do consumidor.

Pesquisa Conjuntural

Os indicadores aferidos auxiliam na identificação dos segmentos que apresentam o melhor e pior desempenhos, expondo quantitativamente o impacto dos fatores macroeconômicos que influenciaram a economia local, além de monitorar as oscilações do mercado por meio de uma série histórica mensal.

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