A pesquisa de expectativas para o comércio de Dia dos Namorados, realizada pelo Instituto Fecomércio/DF, revela uma projeção de R$ 394 milhões a serem injetados na economia do Distrito Federal. As vendas de 2024 podem crescer, em média, 16,7% em relação ao desempenho do ano passado.

A intenção de compra do público está mais otimista neste ano. Cerca de 75% dos entrevistados pretendem presentear seus parceiros, índice maior que os 64,5% de 2023. O valor médio que prometem investir em presentes também subiu – passou de R$ 227,98 (2023) para R$ 251,37, com aumento de 10,2%.

Cerca de 53% dos comerciantes esperam vendas maiores neste ano. A análise histórica aponta para uma tendência por vendas maiores desde 2021, sendo 2022 o melhor dado na série dos últimos cinco anos. No entanto, também é possível observar o aumento do percentual de lojistas que esperam vendas menores em 2024, totalizando 9,1%, maior índice registrado desde 2017. É importante ressaltar que não houve coleta de dados em 2019 e 2020.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, avalia que, mesmo com desaceleração no otimismo dos empresários, os resultados deverão ser positivos para o comércio.  “Embora tenha de caído de 64% para 53,4% o índice de lojistas com expectativa de vendas maiores, ainda assim temos uma maioria otimista com a data. Isso pode ter relação com o bom índice de intenção de consumo das famílias no Distrito Federal, que, segundo a CNC, está acima da zona de satisfação desde janeiro deste ano com melhora no acesso ao crédito nos últimos meses”, analisa.

A maioria dos empresários (78,74%) projeta vendas maiores que o realizado em dias comuns, 17,14% esperam vendas iguais e apenas 4,12% acreditam que venderão uma quantidade menor em comparação à rotina da loja.

Segundo o estudo, o impacto da data (28,16%), a diversidade de produtos (22,93%), a qualidade (22,43%) e as promoções (20,74%) são os motivos mais indicados para o aumento das vendas. Outros comerciantes acreditam que os preços (48,78%) e o baixo impacto da data (43,9%) podem influenciar negativamente o comércio de Dia dos Namorados.

O valor médio de venda expectado, por pessoa, segundo os lojistas, é R$ 236,90. Isso indica um expressivo aumento de, aproximadamente, 50,6% em relação aos R$ 157,25 medidos em 2023. Em relação aos preços dos produtos, a maior parte (82,5%) vai manter os valores do ano passado. Outros 10% devem aumentar, e 4,5% programam diminuir os valores.

A expectativa média entre aqueles que irão alterar os preços é diminuir em 0,18%. A maior justificativa para a redução dos preços é atrair mais clientes (38,1%), seguida pelo aumento das vendas (33,33%), promoções (19,05%) e adequação ao cenário de crise (9,525). Para aqueles que optaram por aumentar os preços, as principais motivações são os repasses dos fornecedores (53,33%), aumento da margem de lucro (24,44%) e aumento dos impostos (13,33%).

Apenas 12,8% não pretendem utilizar estratégias de venda. A maioria (87,2%) planeja recorrer às divulgações por meio de propagandas (25,2%), diversidades de produtos (19,6%), promoções (19,3%), vitrines temáticas (12,3%), entre outras estratégias que buscam atrair consumidores durante o Dia dos Namorados.

Consumidores

A consulta indicou que as roupas e acessórios (23,7%), os cosméticos e perfumes (20,6%), calçados e acessórios (14,4%), chocolates e trufas (12,7%) e as flores (9,9%) serão as escolhas mais populares para presentear neste Dia dos Namorados.  

As lojas de ruas e bairros e as lojas de shoppings serão os locais mais visitados para as compras, somando, juntos, mais de 61,6% das preferências. No quesito dia, a maior circulação será aos sábados (40,8%), seguido pela sexta (21,5%) e domingo (13,1%). Quanto ao horário, a maioria dos consumidores fará suas compras no período da tarde (46,1%).

As compras no crédito são as mais comuns, com 42,4% das intenções. Em seguida aparecem o pix/transferência (22,2%), o débito (18,2%), e, por último, o pagamento em dinheiro (17,2%). As três últimas modalidades somam quase 58%, mostrando que mais da metade dos entrevistados prefere quitar suas dívidas imediatamente.

Metodologia

Para a pesquisa de expectativa de compras e vendas no Dia dos Namorados, foram entrevistados 668 consumidores, abordados de forma aleatória em diferentes pontos de circulação do Distrito Federal, entre 26 de abril e 21 de maio de 2024.

A consulta aos lojistas foi direcionada aos proprietários e gerentes de forma telefônica, totalizando entrevistados de 461 empresas de diversos segmentos, priorizando aqueles diretamente impactados pela data comemorativa para obter representatividade no universo da pesquisa. Para o cálculo estatístico, considerou-se um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de, aproximadamente, 5%.

Pular para o conteúdo