O comércio do Distrito Federal teve um desempenho positivo em 2012. O setor registrou alta de 9,30% nas vendas no acumulado do ano (jan13xjan12), enquanto serviços contabilizou uma queda de 2,91%. Novamente, Brasília se apresenta como um importante mercado, com consumidores de alto poder aquisitivo e estabilidade no emprego. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF, realizada pelo Instituto Fecomércio.

Na avaliação dos especialistas, a desoneração fiscal de produtos e a redução da taxa básica de juros foram medidas que contribuíram para o bom desempenho do comércio no ano passado. “Os incentivos fiscais fornecidos pelo governo em 2012, como a redução do IPI para a linha branca, e a renda elevada da população brasiliense ajudaram a fortalecer a atividade comercial em 2012”, analisa o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana.

No desempenho mensal, na comparação com dezembro, as vendas do comércio registraram queda de 6,88% no DF em janeiro de 2013 e as vendas do setor de serviços tiveram queda de 8,50%. “Essas quedas decorrem principalmente do pico de vendas do Natal e é comum nessa época. O fato da maioria dos brasilienses saírem de férias nesse mês também contribui para esse resultado fraco” aponta Adelmir Santana.

 

Foto: Joel Rodrigues

Deixe um comentário

Posso ajudar?

Pular para o conteúdo