O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, movimentará a economia do Distrito Federal. Levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio em 161 lojas, de nove segmentos, revela um clima de otimismo.
Os empresários esperam um incremento médio de 8,89% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a estimativa foi de 10,47% de alta.
“Essa é considerada a terceira melhor data para o comércio. Diferentemente de outras promoções, o Dia dos Namorados movimenta tanto a venda de artigos femininos quanto masculinos, o que amplia as vendas. Em maio, os empresários já começaram a preparar os seus estoques”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Adelmir Santana.
Dentre os seguimentos pesquisados, as joalherias são as mais otimistas, com expectativa de 12,67% de aumento. As lojas de material esportivo são as mais cautelosas, esperam um crescimento nas vendas de apenas 2,33%.
Em relação à forma de pagamento, segundo 91,9% dos empresários, a mais utilizada deve ser o cartão de crédito.
Seguido pelo pagamento à vista (5%), por cartão de loja (1,9%), cheque pré-datado (0,6%) e crediário (0,6%). O valor dos presentes também foi pesquisado. A maioria dos entrevistados (32,30%) espera gastos entre R$ 86 e R$ 115 por presente.
Foto: Joel Rodrigues