A expectativa do empresariado brasiliense de comércio e serviços para as vendas do Natal de 2019 é positiva em comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio. Segundo o levantamento, 64% dos empresários do comércio apostam que em dezembro deste ano as vendas serão maiores do que em 2018, enquanto 25% esperam vendas iguais e apenas 11% acreditam em vendas menores. De acordo com a estimativa para o Natal de 2019, o índice aponta previsão de crescimento nas vendas de 12% em relação ao ano anterior.

Para realizar esse estudo, o Instituto Fecomércio pesquisou 15 segmentos entre lojas de ruas e de shoppings, totalizando 400 empresas consultadas. O segmento de lojas de vestuário/acessório lidera o ranking dos mais otimistas, com expectativa de crescimento nas vendas de 17,8%, seguido por calçados (10,5%); e ótica (9,8%). O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, explica que as vendas na época do Natal são as melhores do ano. “O Natal é a data comemorativa mais esperada pelo lojista, pois existe essa tradição da festa religiosa e da troca presentes. A economia está em recuperação e já demonstra sinais de melhora. Esperamos um bom movimento”, afirma. Francisco Maia destaca que normalmente no final do ano as pessoas recebem parcelas do 13º salário e isso injeta um grande volume de recursos na economia local. “Isso gera um movimento muito positivo no comércio”, completa.

De acordo com a pesquisa, o preço gasto com o presente vai variar conforme o segmento, mas a média deve ficar em torno de R$ 300, apostam os empresários. No quesito estratégias para o período, 36% pretendem usar divulgação como forma principal para atrair os clientes, seguido por promoções (35,43%) e brindes (13,71%). Já em relação aos estoques, 43% dos lojistas devem ampliar os seus estoques para o Natal.

Consumidor

A maioria dos consumidores brasilienses está disposta a comprar presentes para comemorar o Natal. O levantamento do Instituto Fecomércio ouviu 409 pessoas, entre 18 e 60 anos. De acordo com o estudo, 64,96% dos entrevistados têm a intenção de comprar produtos para presentear neste Natal, 19,1% não tem intenção e 16,1% ainda não sabem. Entre os motivos declarados pelos clientes que não pretendem realizar compras no Natal, quase a metade destes (48,7%) declarou que ainda passa por dificuldades financeiras.

Nesse Natal 2019, as preferências do consumidor indicam produtos como: vestuário/acessórios, com 45,92% das preferências; seguido de brinquedos (30,81%) e calçados (30,51%). O preço médio do presente pretendido pelo consumidor é de R$ 409,96. Essa preferência indica que, com a taxa de juros do crédito rotativo chegando a aproximadamente 280% ao ano e a disponibilidade do décimo terceiro salário, os consumidores preferem liquidar imediatamente a compra com o pagamento à vista. Quanto à experiência de consumo, o estudo mostrou que o bom atendimento (35,2%) ficou acima do desconto/promoção (32,8%). Esse resultado revela que a forma de tratamento com o cliente é de fundamental importância para a fidelização.

Deixe um comentário

Posso ajudar?

Pular para o conteúdo