O dia mais esperado do ano pelas crianças está movimentando o comércio. E os empresários da capital acreditam em um aumento de 11,77% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, é o que revela a pesquisa do Instituto Fecomércio. Para atender a demanda os lojistas aumentaram em 68,7% os estoques de mercadoria. O levantamento foi feito com 93 empresários dos segmentos de Vestuário, Calçados, Hipermercados, Lojas de Brinquedos e de Departamentos.
“A estabilidade no trabalho e a baixa desvalorização dos salários têm ajudado muitos brasilienses a ajustarem suas contas. As expectativas com a chegada do décimo terceiro também animam o consumidor”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. Entre os empreendedores mais otimistas estão os de lojas de departamento, que esperam uma expansão de 21,67% nas vendas; e de hipermercados, que acreditam em elevação de 18,57%. Já os proprietários de lojas de calçados são os mais cautelosos entre os pesquisados, eles estimam uma alta de 6,80%.
O valor médio gasto em presentes deve ser de R$ 65,04. No ano passado, esse valor era de R$ 61,99 (não aplicada correção pela inflação). Em relação ao aumento temporário do quadro funcional para a data, 21,5% dos empresários consultados realizarão contratações no período.