O lançamento da 51ª edição da Abav Expo, considerada uma das maiores feiras de turismo da América Latina e a maior do país, aconteceu na noite desta quarta-feira (25), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Com apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e do Serviço Social do Comércio (Sesc-DF), e evento reunirá profissionais do setor de turismo em um espaço de inovação, aprendizado e conexão, até o próximo sábado (28). A expectativa é que a feira movimente R$ 30 milhões em negócios e receba 30 mil pessoas.

A Abav Expo 51 foi prestigiada por diversas autoridades do setor produtivo e governamental, entre elas o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire; o governador Ibaneis Rocha; o ministro do Turismo, Celso Sabino; o vice-presidente da CNC, Paulo Rogério Tadros; o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), Ana Carolina Medeiros; a secretária da Mulher, Giselle Ferreira; o empresário do ramo imobiliário Paulo Octávio; entre outros.

Aparecido destacou a missão da CNC e do Sesc na promoção do turismo brasileiro. “Trabalhamos para fortalecer esse segmento e impulsionar a geração de emprego e renda para as famílias de todo o nosso país. Certamente a Abav Expo 51 resultará em boas oportunidades para todo o hub turístico nacional”, afirmou o presidente da Fecomércio-DF, que também é vice-presidente da CNC e presidente do Conselho Regional do Sesc-DF.

Durante a cerimônia de abertura, autoridades destacaram a escolha de Brasília como sede depois de 20 anos. Segundo o secretário de turismo, em 2023, o aeroporto de Brasília, que teve o maior fluxo internacional fora do eixo Rio-São Paulo e recebeu cerca de 15 milhões de passageiros.

Já o governador pontuou os benefícios da cidade receber o encontro. “Foi um investimento muito grande que nós fizemos aqui do Distrito Federal para trazer essa feira. Ela inicialmente estava programada para ser no Rio de Janeiro, e nós mostramos, através da Secretaria de Turismo, toda a capacidade do Distrito Federal na questão do turismo”, pontuou Ibaneis.

A presidente da Abav Nacional anunciou que, a partir de agora, a feira deve ser levada a outras localidades, após anos sendo realizada no eixo São Paulo e Rio de Janeiro.

Este ano, a feira reúne 198 estandes de mais de 1,5 mil marcas expositoras com representantes de hotelaria, gastronomia, transporte, turismo e artesanato dos estados brasileiros e de 22 países. A grande novidade de 2024 é a 1ª Jornada do Turismo 2030 – Estratégias para prosperar frente aos desafios climáticos, um seminário exclusivo para convidados.

Além disso, a programação conta com o Abav Talks, área focada em capacitação que pretende realizar 60 treinamentos de inovação, especialização, estratégias e vivências e lazer. Também terá debates com temas como Afro Turismo e Povos Originários, Turismo 60+, Direito do Consumidor e Turismo Inclusivo e Diversidade.

A Abav Expo 51 inicia nesta quinta-feira (26) e encerra no sábado (28), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), quando será aberta ao público geral mediante pagamento solidário no valor de R$20, que será totalmente revertido para o programa Médicos sem Fronteiras.

*Com informações da Agência Brasília.