Os alunos do projeto Sesc Cozinha Eficiente tiveram a oportunidade de participar de uma aula bem diferente, nesta quinta-feira (18), com uma convidada muito especial: a renomada chef de cozinha Bela Gil. O encontro, realizado no Sesc da 504 Sul, teve como temática principal a redução do desperdício e o aproveitamento integral dos alimentos, apresentando rece​itas incríveis.

Centenas de alunos participaram ansiosos para aprender com a experiente chef e descobrir maneiras criativas de evitar o desperdício na cozinha. Durante a aula, Bela Gil compartilhou dicas valiosas sobre como utilizar partes dos alimentos que normalmente seriam descartadas, mostrando que é possível transformar cascas de banana em deliciosas almôndegas e preparar um sorvete feito exclusivamente com frutas, sem a necessidade de adição de açúcar.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, esteve presente no evento e ressaltou a importância do projeto dentro de um debate que é feito mundialmente. Ele também lembrou que iniciativas como essa transformam a vida de milhares de pessoas, mas que estão ameaçadas por uma medida que visa desviar recursos do Sesc e do Senac (clique aqui e saiba mais)​. “Nossa missão é ajudar as pessoas a terem hábitos saudáveis mais adequados e qualidade de vida. Assim como esse projeto, existem outras inúmeras iniciativas que estão ameaçadas por um projeto de Lei que visa desviar recursos das instituições Sesc e Senac para a Embratur. Nós não podemos deixar isso acontecer, pois quem perde somos todos nós, em especial a população”, disse.

As dicas e técnicas compartilhadas durante a aula certamente serão aplicadas por muitos, contribuindo para a redução do desperdício de alimentos em suas próprias cozinhas. Quem confirmou isso foi a comerciante, Mari Alburquerque, que saiu do trabalho direto para o encontro e garantiu que vai fazer a receita em casa. “Eu amei! Eu gosto muito desse pensamento de educação alimentar, adorei a experiência. Outra coisa que me chamou atenção foi a relação da saúde com o meio ambiente e a sustentabilidade”, disse Mari.

 

Dicas valiosas

O projeto Sesc Cozinha Eficiente oferece cursos em três módulos trimestrais ao longo do ano, com oficinas quinzenais de duas horas (por aula). Cada sala comporta até 30 participantes, e cada módulo é composto por 19 oficinas. O programa é voltado especialmente para cozinheiros, donas de casa, secretárias do lar e todos os interessados em aprimorar suas habilidades culinárias e promover uma abordagem mais sustentável na cozinha.

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, também esteve presente no evento e parabenizou o público pelo engajamento em um tema bastante importante. “Sabemos que os números de desperdício alimentar no Brasil são preocupantes. Infelizmente alguns estudos mostram que o maior desperdício ocorre nos domicílios. Essa iniciativa é uma maneira de conscientizar a população. E um dos nossos mantras, digamos assim, é o Nada se perde, Tudo se Cozinha, que é bastante preconizado, difundido, pela Bela Gil”, ressaltou o diretor.

Os encontros presenciais do curso Cozinha Eficiente ocorrem a cada 15 dias dentro de cada módulo, proporcionando um aprendizado contínuo e uma imersão no universo da culinária eficiente. O sucesso da aula especial com a chef Bela Gil é um exemplo do compromisso do projeto em trazer profissionais renomados para compartilhar conhecimento e inspirar os participantes.

Se você ficou interessado em participar do projeto Sesc Cozinha Eficiente, as próximas inscrições serão abertas a partir de julho e podem ser feitas através do site do Sesc-DF (www.sescdf.com.br​). Não perca essa oportunidade de aprimorar suas habilidades culinárias e contribuir para um mundo mais sustentável através da redução do desperdício dos alimentos.

Da Coordenação de Comunicação do Sesc-DF

Pular para o conteúdo