• Sinval Neto
  • 09/09/2024
Cerca de 4,5 mil pessoas passaram pelo Fecomércio + Perto de Todos no Riacho Fundo II

A penúltima edição do ano do projeto Fecomércio Mais Perto de Todos levou serviços e lazer para cerca de 4,5 mil pessoas no Riacho Fundo, no último fim de semana (6 e 7 de setembro). O presidente José Aparecido Freire foi representado pelos vice-presidentes Ovídio Maia e Joaquim dos Santos. Participaram do evento o diretor-regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, a superintendente do Instituto Fecomércio-DF, Regina Malheiros, a administradora da Região Administrativa, Ana Maria da Silva, além de conselheiros, presidentes de sindicatos empresariais e colaboradores. Entre os diversos serviços oferecidos nesta 6ª edição do ano, o Sesc destacou-se com 462 credenciamentos realizados. A instituição desenvolve iniciativas nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência.

“O que o Sistema Fecomércio-DF está fazendo pela nossa cidade é um presente. O Riacho Fundo II ainda está em crescimento, faltando alguns equipamentos públicos e está de portas abertas para recebê-los novamente”, agradeceu a administradora.

Valcélia prestigiou o evento com seus dois filhos e aproveitou para fazer o credenciamento no Sesc. Assim, ela pode ter acesso a odontologia, nutrição, ginecologia, psicologia, cursos de idiomas, salas de ciências, oficinas culturais, academias, parques aquáticos, campos de esporte, excursões e passeios, programação cultural completa e outros serviços. “Tive a oportunidade de fazer minha carteirinha do Sesc, que é muito importante e eu já queria há algum tempo. Também tenho uma filha de oito anos que fez pintura no rosto e já brincou bastante. Esse é um evento excelente para a comunidade”, disse.

Amália, de 13 anos, destacou a importância do evento nas cidades. “O Sesc tem muitas oportunidades, inclusive de consultas de saúde. Eu aproveitei demais. O atendimento é maravilhoso, ganhamos kits após assistirmos às palestras. Tem tudo que a gente precisa”, concluiu.

O credenciamento permite o acesso a todos os serviços do Sesc-DF em âmbito nacional para trabalhadores, funcionários temporários e estagiários do comércio de bens, serviços e turismo, assim como seus dependentes, disponíveis gratuitamente ou a valores acessíveis. Aposentados do comércio e trabalhadores desempregados, por até 2 anos após a data de rescisão, também podem se credenciar.

Para solicitar a credencial Sesc-DF é preciso apresentar: documento de identidade (RG), o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), a Carteira de Trabalho e o contracheque mais recente. A solicitação deve ser feita em uma unidade do Sesc do seu estado de residência.

Além das atividades oferecidas pelo Sesc-DF, o projeto social também leva serviços do Senac-DF, Instituto Fecomércio-DF, Neoenergia, Polícia Civil, Caesb e Defensoria Pública e Superintendência do Trabalho e Emprego no Distrito Federal (SRTE-DF), a mais recente parceria. “Desde 2021, quando o presidente Aparecido idealizou este projeto em parceria com os administradores das RAs e com o apoio do governador, já atendemos mais de 100 mil pessoas, levando serviços essenciais e gratuitos à população”, afirmou Joaquim dos Santos.

A SRTE-DF disponibiliza orientações para emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social digital (CTPS) e para registro profissional, entrada no seguro-desemprego, entre outros. Já a Defensoria Pública oferece orientação jurídica, cadastro em programas sociais, acompanhamento e elaboração de processos, em especial na área de família, como ação de divórcio, ação de alimentos, ação de guarda e regulamentação de visitas, e pedido de certidões atualizadas de nascimento, casamento e óbito. Todas as atividades prestadas no local são gratuitas.

Por fim, teve sorteio de smart TV, smartphone, micro-ondas, bicicleta, forno elétrico, batedeira, jogo de panelas e vales-compras em farmácias locais.

“Todos esses serviços estão à disposição da comunidade para que possamos ter melhor qualidade de vida no Distrito Federal e contribuir para o desenvolvimento econômico e social das nossas cidades. Esse momento também é muito importante para que as pessoas conheçam os serviços do Sistema”, pontuou Vitor Corrêa.

Participe da última edição de 2024:
4 e 5 de outubro – Samambaia