• Sinval Neto
  • 02/09/2024
Câmara de Mulheres define programação do WDS 2024 e lançamento do Observatório de Empreendedorismo

A Câmara de Mulheres da Fecomércio-DF recebeu a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), responsável pela Frente de Empreendedorismo Feminino na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Ela destacou dados do cenário do empreendedorismo feminino e anunciou a Women Development Summit 2024, o principal evento em comemoração a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino.

Realizado pela empresa  GPSR  no dia 21 de novembro na CLDF, o WDS 2024 terá como tema principal o desenvolvimento do conhecimento empresarial e da visão de negócios. Contará, ainda, com o apoio da Fecomércio-DF, Sebrae-DF, Banco BRB e outras entidades.

Belmonte destacou os dados fornecidos pelo Mapa do Comércio da Fecomércio-DF, ferramenta capaz de fazer o mapeamento e diagnóstico socioeconômico das cidades do DF, além de filtrar informações relacionadas exclusivamente ao empreendedorismo feminino. Ela chamou atenção para o fato de o número de fechamento de CNPJs ter ficado assim da quantidade de abertura – registrando 5 mil de diferença (49 mil abertas e 54 mil fechadas). Atualmente, existem cerca de 83 mil empresas administradas por sócias ou com mulheres na sociedade.

“Isso é um dado muito importante no Distrito Federal,  para que a gente possa refletir e atuar”, destacou. A parlamentar complementou com um dos fatores decisivos que impedem a sustentabilidade desses empreendimentos: “Vimos também que 38% dos empreendedores de Brasília são mulheres e quase 70% delas trabalham com microcrédito. São poucas as que têm um acesso condizente com o empreendedorismo. Isso nos traz a responsabilidade de que precisamos fortalecer o empreendedor, em especial a mulher”.

WDS 2024

Ainda durante o encontro, foi discutida a programação completa da 2ª edição do WDS. O projeto foi apresentado pela conselheira Paula Santana, jornalista fundadora do GPS Brasília.

O WDS, criado a partir das provocações e debates das conselheiras na Câmara de Mulheres, é uma experiência no universo do empreendedorismo feminino que tem como objetivo promover palestras, debates, conhecimento, disrupção, tecnologia e networking. Mulheres palestrantes protagonistas no mundo da inovação e do empreendimento feminino já têm presença confirmada, como Nilima Bhat, sobre capitalismo consciente e liderança sustentável, Luiza Trajano, sobre Inteligência Artificial, e Lindalia Junqueira, sobre inovação nos negócios.

“Esse movimento cria espaço para falarmos das nossas dores e para fortalecer o ambiente de negócios para as empresárias e às empreendedoras, que trazem dignidade para as suas famílias, pagam imposto e geram emprego e renda”, afirmou a coordenadora-líder da Câmara, Beatriz Guimarães. “Nós precisamos ter referências, é muito importante fazer essa união para que todas as pequenas empreendedoras possam ter modelos de mulheres em lugares de liderança”, completou Belmonte.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, destacou o crescimento do ramo de beleza, que atualmente ocupa o 1º lugar em número crescente de CNPJs. “Ajudamos as  pessoas a se regularizarem, a saírem da irregularidade, porque isso garante direitos importantes. O Sebrae, por exemplo, auxilia os empreendedores a abrir um CNPJ online, basta procurar qualquer unidade”, explicou.

Observatório

Durante o evento acontecerá, também, o lançamento do Observatório do Empreendedorismo Feminino, criado para fornecer dados atualizados frequentemente a fim de auxiliar na promoção de políticas públicas, criação de projetos de lei e no monitoramento socioeconômico das cidades.

Além disso, as ganhadoras das diferentes categorias da premiação Mulher de Negócios, realizada pelo Sebrae anualmente em etapa regional e nacional, terão espaço de fala para compartilhar experiências e aprendizados. “Esse prêmio é uma forma de valorizar, visibilizar e inspirar outras mulheres”, confirmou a superintendente da entidade, Rose Rainha.

A Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino (Lei nº 14667/2023), que acontece dias 19 a 23 de novembro, originou-se com o Projeto de Lei 2458/2019, da qual Belmonte foi autora. Será a primeira vez que a lei será aplicada em âmbito nacional.