A confiança dos comerciantes da região Centro-Oeste teve queda em setembro. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), divulgado pela CNC, caiu 2% em relação a agosto, atingindo 125,7 pontos, um patamar ainda favorável.
A comparação dos resultados anuais e trimestrais também apresentaram queda. O Icec caiu 2,9%, comparativamente ao mesmo mês de 2011, e 2,5% no trimestre de julho a setembro. Na opinião do presidente da Fecomércio- DF, Adelmir Santana, a queda na confiança do empresário do Centro- -Oeste é explicada por um efeito sazonal. “Em agosto, os empresários aumentaram as vendas em decorrência do Dia dos Pais, que movimenta muitos setores do comércio de bens e serviços.
Em setembro, não há nenhuma data comemorativa que incentive o consumo. Agora, os empresários devem apostar no Dias das Crianças. A chegada do décimo terceiro salário e uma relativa queda nas taxas de juros também criam melhores expectativas para o setor”, explica Adelmir. O Icec tem o objetivo é detectar as tendências das ações empresárias. Os índices, apurados mensalmente, apresentam dispersões que podem variar de zero a 200 pontos. A partir dos 100 pontos indica uma situação favorável.