O Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek foi eleito o melhor do Brasil e o quinto melhor do mundo, de acordo com o ranking internacional AirHelp Score 2024, divulgado nesta terça-feira (9). Ele também é considerado o melhor das Américas por estar no topo da lista em relação às regiões sul, central e norte.
A organização classifica e compara as instalações com base em três principais fatores: a pontualidade dos voos; a qualidade de alimentação e lojas; e o serviço de atendimento ao cliente, com base nos relatos dos próprios passageiros a respeito do tempo de espera, acessibilidade e limpeza no local.
O Aeroporto Internacional de Brasília obteve 8,32 como nota final, sendo 8,6 para pontualidade dos voos, 8 em opinião do cliente e 7,9 para qualidade de restaurantes e lojas. Esse é o segundo ano consecutivo que o Aeroporto JK aparece na lista dos melhores. Em 2023, ocupou o quarto lugar.
O Aeroporto de Belém Val-de-Cans (Pará) também participou do top 10, ficando em 9º lugar do mundo e segundo do Brasil. Os três primeiros da lista foram os aeroportos de Doha (Qatar), da Cidade do Cabo (África do Sul) e de Nagoia (Japão), respectivamente.
“São inúmeras as qualidades que fazem do Aeroporto Internacional de Brasília o melhor do Brasil. Além daquelas citadas pela AirHelp Score de 2024, destaco o acesso rápido e a proximidade com a região central da cidade por meio do Eixo Rodoviário. Isso ocorre em pouquíssimos lugares no mundo, e permite que turistas de passagem pela capital possam aproveitar ao máximo o benefício do stopover, que é quando as companhias aéreas oferecem o serviço de parada gratuita em viagens com conexões”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
Além de voos para diversas capitais internacionais, outra vantagem do aeroporto de Brasília é seu posicionamento central no mapa do território brasileiro. “Isso permite que façamos conexão com todas as capitais do país, e contribui muito, não só para o turismo, mas para o desenvolvimento de toda a região”, afirma Aparecido.
Veja parte da lista e acesse a relação completa pelo link:
- Aeroporto de Hamad, em Doha
- Aeroporto da Cidade do Cabo
- Aeroporto Chubu Centrair, em Nagoya
- Aeroporto de Osaka, em Itami
- Aeroporto de Brasília-Presidente Juscelino Kubitschek
- Aeroporto O.R. Tambo, em Johanesburgo
- Aeroporto de Mascate
- Aeroporto de Salt Lake City
- Aeroporto de Belém/Val-de-Cans
- Aeroporto de Narita, em Tóquio