
Pesquisa inédita do Instituto Fecomércio-DF revela que 79% dos comerciantes do varejo projetam um desempenho melhor nas vendas de pescados para a Semana Santa de 2025. Desses, 47% estimam um crescimento de até 10% no volume de vendas, enquanto 44,2% esperam um aumento entre 10% e 20%. Outros 18% acreditam que o desempenho será semelhante ao registrado em 2024 e apenas 3% preveem queda nas vendas. Foram pesquisadas 173 empresas dos ramos de supermercado, feiras, peixarias e açougues.
A maior parte dos lojistas (71,7%) estima que os consumidores devem adquirir entre 2,1 kg e 3 kg de peixes por pessoa durante o período. Ao serem questionados sobre os tipos de peixes mais procurados, os entrevistados puderam apontar até três opções. Os filés de peixes aparecem em primeiro lugar, mencionados por 88,4%. Na sequência estão os cortes diversos de tambaqui (55,5%), pintado/surubim (51,4%), pescada (36,4%) e sardinha (28,3%).
Além dos peixes, os comerciantes também indicaram expectativa de procura por outros produtos típicos da data, como frutos do mar (74%), peixes preparados ao estilo bacalhau (10%) ou ambos os itens (16%).

Em relação aos preços praticados, 41% dos lojistas afirmam que o quilo do peixe deverá variar entre R$ 31 e R$ 60, enquanto 38,7% estimam valores entre R$ 61 e R$ 90. A pesquisa aponta que 92% dos comerciantes afirmam já possuir estoques adequados para atender à demanda da Semana Santa.
“A tradição religiosa da Semana Santa continua impulsionando a economia no setor de alimentos, especialmente no segmento de pescados. A experiência dos empresários mostra que os consumidores vêm se adaptando ao mercado, optando por alternativas mais acessíveis, como filés de tilápia, merluza e pescada, em busca de melhor custo-benefício, especialmente diante do preço médio do quilo, impactado por fatores como transporte e armazenamento”, analisa o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
Metodologia
Os dados da sondagem foram coletados entre os dias 11 a 16 de abril de 2025. A abordagem aos lojistas, direcionada aos proprietários e gerentes, deu-se de forma presencial, compreendendo uma amostra de 173 empresas dos segmentos relacionados à data comemorativa, concentrados em 18 localidades e 17 regiões administrativas do Distrito Federal
Foto: Arquivo/Elza Fiúza/Agência Brasil