Nesta entrevista, o presidente do BRB fala como liderou a expansão do banco, que passou de 680 mil para 8 milhões de clientes em apenas cinco anos. Parceiro estratégico da Fecomércio-DF, o BRB desempenhou um papel crucial durante e após a pandemia, com três programas que movimentaram quase R$ 20 bilhões em operações de crédito, beneficiando mais de 350 mil clientes, tanto pessoas físicas quanto jurídicas.
1. Desde 2019, o BRB vem passando por significativas transformações sob a sua liderança. Fale um pouco sobre essas mudanças.
Desde que assumimos a gestão do BRB, em 2019, firmamos o compromisso de trabalhar em um processo de transformação profunda da instituição, com a proposta de nos tornarmos um banco mais ágil, moderno e inovador, de sermos o banco do coração dos nossos clientes e de oferecer a eles a melhor experiência.
Os empregados do banco abraçaram o projeto e não mediram esforços para fazer com que o BRB avançasse. Assim, nos últimos cinco anos, realizamos uma série de ações. Investimos em pessoas e tecnologia. Revisamos produtos e serviços. Por meio de uma parceria inédita e estratégica com o Flamengo, lançamos o Nação BRB FLA e chegamos hoje a mais de oito milhões de clientes e presença em 95% do País. Também lançamos o nosso SuperApp, com a proposta de facilitar o acesso a serviços bancários e tornar a jornada do cliente cada vez mais completa, além de termos uma robusta plataforma de investimentos, com opções de aplicações para todos os perfis de investidor. Ainda com foco no cliente, implantamos o novo modelo de varejo, por meio de um premiado projeto baseado em eixos como ambiência das unidades, melhoria dos processos, reposicionamento da Rede de atendimento e nova segmentação. Assim, o BRB expandiu sua rede de atuação para além do Distrito Federal e, hoje, está instalado nos estados de GO, MT, MS, TO, RJ, SP, MG, BA, PB e AL.
2. Em um setor altamente competitivo, o que distingue o BRB dos demais bancos brasileiros, tanto em termos de serviços quanto de relacionamento com os clientes?
Mesmo com seu expressivo crescimento ao longo dos últimos anos, o BRB não deixou de lado sua marcante característica de oferecer um atendimento próximo do seu cliente. Temos uma ampla rede de agências físicas, para proporcionar conforto ao nosso público, que conta com um BRB sempre perto de pontos estratégicos, com atendimento personalizado e equipes especializadas para solucionar as necessidades da população.
Durante a fase de construção do nosso novo modelo de atendimento, por exemplo, ouvimos clientes e não clientes para conhecer o que eles queriam. Isso nos permitiu desenvolver nossa estratégia de atuação, que considerou também um reposicionamento do nosso jeito de atender, e que nos levou a definir em que pontos concentrar nossos maiores esforços, passando pelo desenvolvimento de soluções digitais, revisão de processos e de portfólio, para obter as melhores soluções para nosso público, sempre com foco em inovação e oferecimento de serviços digitais avançados.
Temos o cartão de crédito mais conceituado do País, o BRB Visa DUX, premiado por anos consecutivos como o melhor do mercado, e somos líderes em vários segmentos como o crédito imobiliário e financiamento ao produtor, com taxas diferenciadas e processo de contratação ágil. E tudo isso sem deixar de lado, como banco público, nossa missão de favorecer o desenvolvimento econômico nas localidades em que atuamos. Assim, o BRB também se destaca por sua atuação voltada para o social. O banco, por exemplo, operacionaliza os programas sociais do GDF (27 ao todo, desde 2019), por meio dos quais auxilia mais de 380 mil famílias em situação de vulnerabilidade.
Ainda na frente social, o BRB também se destaca como um importante agente na promoção da mobilidade urbana por meio do BRB Mobilidade, serviço que, desde novembro de 2019, integra o transporte público do Distrito Federal. Com a solução, o banco busca facilitar o acesso ao transporte coletivo e disponibiliza aos usuários diversas formas para recarga dos cartões, incluindo a recarga via PIX pelo app BRB Mobilidade, além de oferecer a opção de pagamento da passagem diretamente nos validadores com cartões bancários de débito ou crédito.
3. A Fecomércio-DF, o GDF e o BRB estiveram juntos no processo de retomada da economia, ajudando os empresários do DF a se recuperarem dos efeitos da pandemia. Foram formulados programas com oferta de crédito a juros mais baixos, taxas especiais e prazos estendidos. Qual é o balanço dessa ação coordenada?
Durante a pandemia, em atenção a tantas pessoas impactadas economicamente com os efeitos da crise de saúde no mundo, o banco lançou três programas – Supera DF, Acredita DF e Avança DF –, destinados a pessoas físicas e jurídicas, e que tiveram o objetivo de mitigar os efeitos causados pela Covid-19 e contribuir para reestruturar vidas e negócios em nossa cidade.
Como fruto desses programas de fomento à economia, o BRB movimentou quase R$ 20 bilhões no Distrito Federal, entre concessão, redirecionamento e renegociação de crédito, beneficiando mais de 350 mil clientes, pessoas físicas e jurídicas. O montante contribuiu para a retomada da economia e do desenvolvimento do DF em meio à crise.
O desenvolvimento desses programas trouxe muito orgulho para todo o time BRB. A Fecomércio tem sido uma parceira essencial do DF, não apenas durante a pandemia, mas diariamente.
4. O BRB possui alguma iniciativa voltada especificamente para o empreendedorismo feminino, que no DF representa cerca de 35% dos negócios locais?
O BRB, por meio do seu Instituto, entidade sem fins lucrativos do banco, desenvolve diversos projetos com a proposta de transformar vidas, levar cidadania e esperança à sociedade, para proporcionar um futuro mais justo.
Um dos projetos de destaque é o Mão na Massa, parte integrante do Programa “Rede Sou + Mulher”, firmado com base em um acordo de cooperação entre o Instituto BRB e a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), e que conta também com a parceria da BRBCARD e apoio técnico do Senac DF.
Por meio dessa iniciativa, são promovidos cursos gratuitos em áreas variadas, com o objetivo de viabilizar a qualificação profissional, promover o empreendedorismo feminino, incentivar mulheres a atingirem sua autonomia financeira e apoiar a equidade de gênero. Desde o início desse projeto, em 2021, 560 mulheres tiveram suas vidas impactadas.
Outros projetos de destaque são o Casa Eva, uma parceria do Instituto BRB com o Instituto Eva, para capacitar mulheres vítimas de violência doméstica. E tivemos lançado ainda neste ano o curso de Cuidadora de Idosos, por meio do qual já foram capacitadas 30 mulheres.
Seguindo seu propósito de transformar a sociedade por meio da inclusão e da cidadania, o Instituto BRB se consolidou como agente de transformação social no Distrito Federal e Entorno, e já beneficiou cerca de um milhão de pessoas.
5. O BRB desempenha um papel importante no financiamento de grandes projetos no Distrito Federal. Quais são as iniciativas mais relevantes em curso e os investimentos previstos para os próximos anos?
Dentre os grandes destaques de atuação do BRB está o ramo da construção civil, no Distrito Federal e também em outros estados, de forma alinhada com o planejamento estratégico da instituição para expandir sua marca e presença para além do DF. Neste ano de 2024, o banco reservou R$ 4,5 bilhões em créditos para financiamento de projetos desse segmento, com o objetivo de ampliar cada vez mais a participação nesse setor que gera empregos e movimenta a economia.
O BRB lidera a concessão de crédito imobiliário no Distrito Federal, desde 2020, e, no País, ocupa a sexta posição. Em 2024 atingiu 55,5% de market share, ou seja, mais da metade das contratações no DF. Esse volume de participação aumenta ano após ano, reafirmando a força da instituição nesse segmento.
Outro destaque do BRB vai para a concessão de crédito rural e o apoio aos produtores, por meio de opções variadas de linhas de financiamento. Além do excelente desempenho dessa carteira, o banco também vem mantendo a liderança no Distrito Federal na concessão de crédito das linhas Pronaf e Pronamp, com 51% e 53% do market share, respectivamente, contribuindo para o fomento à economia.
6. Como anda o processo de expansão do banco, concursos e convocação de concursados?
O BRB teve um crescimento expressivo tanto em valor de mercado quanto no número de clientes atendidos, saindo de pouco mais de 680 mil clientes para 8 milhões, desde 2019. Nossa próxima meta é alcançar 15 milhões de clientes nos próximos cinco anos, posicionando o BRB entre os 10 maiores bancos do País.
A expansão do BRB é sustentada por uma combinação de estratégias que abrangem o aumento de nossa base de clientes, ampliação da presença física e digital em todo o território nacional e investimentos significativos Foto: Celso Junior / BRB 10 Revista Fecomércio DF Revista Fecomércio DF 11 em tecnologia e inovação.
Nos últimos anos, promovemos seis concursos públicos e convocamos mais de mil pessoas para o time BRB. Agora, pretendemos chamar mais aprovados, completando até 300 novos empregados até fevereiro, além de garantir a prorrogação da validade do concurso por mais dois anos.
7. Recentemente, o BRB foi reconhecido com o prêmio Banking Awards como o melhor banco do Brasil na categoria de Financiamento Imobiliário. Quais fatores foram determinantes para que a instituição atingisse esse nível de excelência?
O reconhecimento do BRB como o melhor banco de financiamento imobiliário do Brasil pelo Banking Awards é resultado de um conjunto de estratégias que estão sendo aprimoradas desde 2019. Esse prêmio reflete nosso compromisso com a inovação, o atendimento especializado e as condições competitivas que oferecemos. Trabalhamos para entender profundamente as necessidades dos nossos clientes e desenvolver soluções que facilitem o acesso à casa própria.
Investimentos constantes em tecnologia e capacitação das equipes também foram fundamentais para garantir processos ágeis, seguros e personalizados. A liderança no setor de crédito imobiliário no Distrito Federal por quatro anos consecutivos e as taxas competitivas que oferecemos reforçam nossa posição de destaque, e o nosso maior reconhecimento é a confiança dos clientes no BRB.
Até o mês passado, as contratações da carteira habitacional superaram R$ 3,4 bilhões. Desde 2018, a carteira de imobiliário do banco cresceu 1.026%, alcançando R$ 11 bilhões em estoque.
8. O BRB tem um longo histórico de patrocínios em eventos culturais e esportivos. Quais os resultados disso e o retorno gerado?
O BRB reconhece e valoriza o papel transformador do esporte e da cultura. Está no DNA do banco apoiar diversas categorias e modalidades. A partir de 2019, alinhamos os patrocínios à estratégia de fortalecimento e reposicionamento da marca, porém sem deixar de lado o papel de banco público e de apoiador do esporte e da cultura local. Assim, é importante ressaltar que os patrocínios têm papel de reforço da imagem, de geração de negócios e de desenvolvimento e estímulo à geração de emprego e renda.
Além de fazer parte do reposicionamento da marca BRB, o investimento em patrocínios também passa pela entrega de valor aos clientes, com o oferecimento de uma experiência exclusiva e de um desempenho diferenciado por parte do patrocinado. Os apaixonados pelo esporte, as empresas participantes, a mídia especializada e todo o estímulo econômico que as competições trazem são alguns dos motivos que fazem dos patrocínios uma oportunidade de prospecção de negócios para o banco.
Atualmente, o BRB tem apoiado o automobilismo, o futebol e o tênis, entre outras modalidades esportivas. Estamos felizes com os resultados alcançados nas competições e em termos mercadológicos.
9. A inteligência artificial vem ganhando cada vez mais relevância no setor financeiro. De que maneira o BRB está incorporando essa tecnologia em seus serviços, e o que os clientes podem esperar em termos de inovações impulsionadas por IA nos próximos anos?
A inteligência artificial (IA) está desempenhando um papel transformador no BRB, com iniciativas que melhoram desde a eficiência operacional até a personalização do atendimento aos clientes. Com o uso de IA, o BRB registrou um aumento de produtividade de 30% em projetos de desenvolvimento de software, o que reflete diretamente em soluções mais ágeis e eficazes para os correntistas.
Nossos clientes do BRB já podem observar os benefícios dessa tecnologia em experiências mais personalizadas, graças a modelos de machine learning que identificam padrões de comportamento e preferências.
Isso permite que o banco ofereça produtos e serviços no momento mais oportuno, pelo canal mais adequado, otimizando a jornada digital e o atendimento. Em breve, o BRB deve expandir essas soluções com ofertas ainda mais bem orientadas no SuperApp, no Nação FLA e na assistente virtual, BáRBara.
Na área de segurança e compliance, a IA também está sendo aplicada para fortalecer os processos de prevenção à lavagem de dinheiro (PLD/FTP) e, com isso, garante uma detecção mais precisa de comportamentos suspeitos. Isso proporciona uma segurança reforçada para os clientes e contribui com um ambiente financeiro mais confiável. A tecnologia de IA permite ao BRB monitorar transações de forma mais eficaz e reduzir falsos positivos, isso aumenta a assertividade na identificação de atividades irregulares e protege o sistema financeiro.
Outro aspecto crucial é a aplicação de IA em cibersegurança no monitoramento de ameaças em tempo real, o que possibilita proteger dados e garantir a integridade das operações bancárias, proporcionando uma experiência segura para os clientes.
A integração de IA permitirá ao banco responder rapidamente às necessidades do mercado e continuar inovando em diversas áreas, desde o atendimento automatizado até a proteção dos dados. Para os próximos anos, os correntistas podem esperar um BRB ainda mais focado na personalização, segurança e eficiência dos serviços digitais.
O compromisso do BRB com a tecnologia de ponta reflete o desejo de proporcionar aos clientes experiências cada vez mais intuitivas e seguras, consolidando-se como um banco público inovador e alinhado com as expectativas de seus usuários.