A Fecomércio-DF informa que as empresas inorganizadas ou ligadas ao Sindipel-DF, Sindigêneros-DF, Sindivarejista-DF, Sincopeças-DF ou Sindióptica-DF funcionarão somente até às 18h do dia 31 de dezembro, quando é comemorada a véspera de Ano Novo. Todas estarão fechadas no dia 1º de janeiro, conforme estipula a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada entre as entidades patronais e laborais do setor de comércio e serviços.
Já as empresas representadas pelo Siese-DF e Sindsuper-DF, ou seja, empresas de sistemas eletrônicos de segurança e supermercados, devem encerrar as atividades até às 17h e 20h, respectivamente. Também permanecerão fechadas no primeiro dia de 2025.
Os empreendimentos do setor de bares e restaurantes podem funcionar durante a noite e a madrugada do dia 31 de dezembro para atender a alta demanda de festas de virada de ano. No dia 1º de janeiro tem permissão para funcionamento, mas alguns seguem fechados. Vale destacar que os empresários devem atentar-se aos direitos dos funcionários que trabalharem no feriado.
As farmácias têm autorização para funcionamento em horário livre durante todos os dias do ano, sendo que 10% delas em regime de plantão 24h. Nos dias 31/12 e 1°/1, a maioria funciona até as 18h, permanecendo abertas as unidades que estarão de plantão.
As feiras do DF funcionarão normalmente no dia 31 e estarão fechadas no dia 1°.
*Foto: Dênio Simões/Agência Brasília