Como parte das ações que integram o plano de revitalização do Setor Comercial Sul, a nova sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) foi inaugurada pelo Governo do Distrito Federal nesta quinta-feira (5). Estiveram presentes na cerimônia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, assim como demais representantes do setor produtivo e autoridades do poder público e do ecossistema local de ciência, tecnologia e inovação.
“Você, hoje aqui, está trazendo para o Setor Comercial Sul algo bonito, lindo e que vai prosperar muito”, disse Aparecido ao secretário Leonardo Reisman. De forma unânime, os representantes do setor empresarial presentes na solenidade destacaram que a ida da Secti-DF impulsionará o empreendedorismo e fortalecerá o comércio local.
O titular da Pasta ressaltou a importância da iniciativa para a revitalização da região, que possui localização estratégica e potencial de desenvolvimento enquanto polo de economia criativa e inovação. “A transferência para o Setor Comercial Sul integra o conjunto de ações do GDF e tem o objetivo de criar um espaço que modifique o Distrito Federal. Mais do que uma mudança de endereço, o nosso intuito é incentivar o desenvolvimento da região por meio da tecnologia e da inovação”, afirmou.
Localizada no Edifício Toufic, na Quadra 2 do Setor Comercial Sul, a nova sede conta com o Espaço de Inovação, além das instalações administrativas. O local, de aproximadamente 300 metros quadrados, é aberto ao público, seguindo o objetivo de levar inovação e tecnologia para a área central de Brasília. Também abrigará podcast, área de games e espaço de trabalho para empreendedores.
Investimentos em ação
Durante seu discurso, o presidente Aparecido destacou a reinauguração na unidade Sesc Presidente Dutra, em março deste ano, que revitalizou a academia e abriu a Clínica Social de Odontologia Sesc UnB.
“Abraçamos a causa do Setor Comercial Sul para que volte a ser como antigamente. Compramos o edifício Centro-Oeste, com mais de 6 mil metros, onde estabeleceremos a unidade do Senac da 903 Sul já em fevereiro do ano que vem. Vamos movimentar cerca de 5 mil pessoas diariamente neste local”, pontuou.
Anunciou, ainda, a nova unidade de Saúde e Cuidado Pessoal/Gastronomia e Turismo, que deve ser inaugurada no segundo semestre de 2025. “Os cursos serão ligados à área de ciência e tecnologia”, garantiu Aparecido.
A estrutura terá um auditório para 132 pessoas, área de convivência para 150 pessoas e biblioteca com 95 metros quadrados, além de 10 laboratórios de saúde e segurança, 23 salas inovadoras e 5 laboratórios de gastronomia e turismo.