A inauguração do novo Centro Administrativo do Sistema Fecomércio-DF, batizado com o nome do atual presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entra para a história como um legado de dois importantes dirigentes e empresários brasileiros. De um lado, José Aparecido Freire, que em pouco mais de três anos de mandato acumula uma série de feitos inéditos à frente da Federação, seu instituto e braços sociais – Sesc-DF e Senac-DF. De outro, José Roberto Tadros, que ao longo de seis anos fortaleceu o Sistema Comércio e colocou o setor terciário no centro das discussões sobre o desenvolvimento do país.

Durante a inauguração oficial do prédio, situado na Asa Norte nesta sexta-feira (25), também foi homenageada a diretora-geral executiva da CNC, Simone Guimarães. Reconhecida pelo apoio às recentes conquistas do Sistema no Distrito Federal, Simone deu nome à nova unidade do Sesc-DF, que pela primeira vez ocupa um espaço na região norte de Brasília.

O evento reuniu autoridades locais, representantes e colaboradores do Sistema Comércio de várias partes do Brasil. A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, representou o governador Ibaneis Rocha, que está em missão no exterior. Em seu discurso, Celina exaltou as trajetórias de Aparecido e Tadros. “Ambos são responsáveis por grandes entregas para a população da cidade, e a construção de uma sede definitiva com o nome do presidente Tadros é um legado marcante, pois eterniza a contribuição desse homem para Brasília”, afirmou. Atualmente, a CNC conta com quatro grandes obras em andamento no DF, gerando emprego e renda mesmo antes de estarem concluídas.

Tadros agradeceu à homenagem e elogiou a gestão de Aparecido. Segundo ele, as entidades do Sistema no DF estão, de fato, funcionando de acordo com sua finalidade, que engloba a criação de mão de obra qualificada e acesso dos trabalhadores a esporte, lazer, cultura, saúde e educação. “Quero elogiar o comportamento do José Aparecido. Por isso estamos sempre de mãos dadas. Ele efetivamente fez um projeto e um plano voltado para o Sistema Fecomércio-DF, e não para si próprio”, afirmou.

A diretora Simone Guimarães também agradeceu a homenagem prestada por Aparecido e pelo diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, e reconheceu a liderança de Tadros na CNC. Com sua família presente na cerimônia, Simone expressou a emoção da conquista. “É uma honra indescritível dar meu nome a este espaço. Hoje, trouxe minha família, incluindo minha filha Beatriz, que tantas vezes sentiu minha ausência, mas agora compreende o valor de tanto estudo e trabalho. Esta homenagem ficará comigo para sempre”, disse emocionada.

Aparecido, por sua vez, lembrou de uma das promessas feitas ao assumir a gestão do Sesc-DF e do Senac-DF, em 26 de agosto de 2021. “Prometi ao presidente Tadros que, em seis anos, todas as unidades deixariam imóveis alugados. Acredito, no entanto, que até o fim de 2025 consigamos atingir este objetivo. Além disso, seguimos com o planejamento de reforma de todas as unidades e expansão do Sistema Fecomércio-DF para regiões ainda não atendidas. Tudo isso é resultado de uma gestão pautada em princípios empresariais sólidos, da mesma forma que conduzimos nossas próprias empresas,” afirmou.

Aparecido também saudou os empresários do Distrito Federal, destacando Antônio Matias e Alberto Vilardo, pioneiros da capital e ex-vice-presidentes da Fecomércio, que foram homenageados com seus nomes nas unidades do Senac 903 Sul e Sesc 504 Sul, respectivamente. “Saúdo vocês em nome de todos os empreendedores do setor de comércio, serviços e turismo, verdadeiros guerreiros e visionários. Essas são características quem bem definem nossa categoria, responsável pela maior parte da geração de renda e emprego na nossa capital”, destacou. Enquanto estiver à frente do Sistema Fecomércio-DF, Aparecido se comprometeu a seguir lutando em prol dos empresários, da população e de seus colaboradores.

Nova sede
Localizado na 712/912 da Asa Norte, o Centro Administrativo Sistema Fecomércio-DF José Roberto Tadros abriga as sedes da Fecomércio-DF e do Senac-DF, além de uma unidade do Sesc-DF e 14 escritórios de sindicatos ligados à Federação do Comércio.

O local é amplo e moderno, com 18 mil metros quadrados. Sede do Senac-DF desde novembro de 2022 e da Fecomércio a partir de abril de 2023, assim como de 14 dos 27 sindicato da base da Federação. Já o Sesc-DF, com suas clínicas e a maior academia do Sistema no DF, iniciou suas atividades na Asa Norte pela primeira vez na história no final de agosto deste ano, juntamente com uma lanchonete que atende colaboradores e visitantes.

Uma agência do BRB também foi inaugurada no início do segundo semestre de 2024. Com cinco andares coorporativos, além de três de estacionamento subterrâneos e um externo, a nova sede possui ainda refeitório para 60 pessoas. Com 182 m², a sala de reunião dos Conselhos do Sesc e do Senac comporta até 82 pessoas.

Pular para o conteúdo