A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou, nesta terça-feira, 15 de outubro, o novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Distrito Federal. O lançamento ocorreu durante o evento “DF para o Mundo”, realizado pela Agência em parceria com a Fecomércio-DF e diversas entidades do setor produtivo, como Sebrae-DF, Fibra-DF e Fape-DF, além do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Relações Internacionais e da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda.

Segundo o presidente da Apex, Jorge Viana, o objetivo é transformar a geografia econômica do Centro-Oeste brasileiro. “O Distrito Federal contribui com 30% do PIB da região, mas, quando olhamos para as exportações, representa menos de 1%. Isso precisa mudar. Brasília está muito bem posicionada, tem um potencial enorme, e a ApexBrasil, responsável pela promoção das exportações, quer transformar essa realidade”, afirmou Viana.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, destacou que a Federação, o Sesc-DF e o Senac-DF estão à disposição para continuar contribuindo de forma efetiva na consolidação de políticas que fortaleçam as relações bilaterais do DF com outros países. Ele ressaltou que diversos projetos já foram realizados durante a atual gestão, principalmente em parceria com embaixadas, como rodadas de negócios, missões empresariais internacionais e eventos com foco em moda e gastronomia, reforçando a vocação multicultural da capital federal.

“Estamos também focados no potencial da nossa economia criativa, que abrange dezenas de setores de serviço, representando cerca de 3,5% do PIB do DF e com grande capacidade de exportação”, afirmou Aparecido. Ele lembrou a realização de dois importantes encontros que promoveram a conexão entre empresários locais e representantes internacionais: o Exporta Games e o Brasília Design Week (BDW).

A diretora de negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, confirmou o potencial da capital. Segundo ela, estudos recentes mostram que o DF apresentou uma tendência de crescimento nas exportações nos últimos 20 anos. Apesar de os principais produtos exportados serem carne de aves e soja, há grande espaço para diversificar o portfólio do DF. “Sabemos que temos um conjunto de empresas com diferenciais competitivos muito interessantes do ponto de vista de design, moda, economia criativa, joias e alimentos processados, por exemplo. São esses segmentos que queremos explorar e estimular cada vez mais”, destacou a diretora.

“É uma determinação do governo de Ibaneis Rocha oferecer total suporte ao setor produtivo do Distrito Federal. Precisamos exportar e mostrar o DF para o mundo. Brasília é o centro do poder e das decisões, mas é preciso lembrar que aqui também temos gente, indústria, um comércio pujante e uma agricultura forte”, explicou o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto.

Programa de Qualificação

Com o novo ciclo do PEIEX, a ApexBrasil e a SOFTEX – parceira do Programa no DF – esperam apoiar o crescimento das exportações em diferentes setores do Distrito Federal. Foram abertas 125 vagas para empresas interessadas em conhecer a trilha para internacionalizar seus produtos e serviços. Mais de R$ 1,8 milhão será investido no Programa até o final de 2025. De acordo com um estudo realizado pela ApexBrasil, apresentado durante o evento, apenas 96 empresas do DF exportaram em 2023.

As empresas brasilienses interessadas em participar do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Distrito Federal podem entrar em contato com a ApexBrasil por meio do e-mail: [email protected].