Com informações do Senac-DF
Por Silvia Fernanda Duarte de Melo
Foto: Raphael Carmona

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi implementado nesta segunda-feira (7) no Sesc e Senac de Goiás. A plataforma digital é uma referência em transparência e gestão de processos, sendo amplamente utilizada no Brasil. A iniciativa de implantação do SEI em Goiás é fruto de um protocolo de intenções assinado entre o Senac-DF e o Sistema Fecomércio-GO, que permite o uso da ferramenta.

O sistema eletrônico foi apresentado aos conselheiros goianos após reunião do Conselho das instituições. “É uma alegria muito grande estar em Goiânia e trazer essa ferramenta tão importante. Como o Senac-DF possui o código fonte alguns estados nos procuraram nessa expansão do SEI”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire. “Em um ano e três meses, geramos cerca de 5 mil processos eletrônicos, reduzindo significativamente o uso de papel, adotando uma gestão inovadora e comprometida com a sustentabilidade”, disse José Aparecido Freire.

O presidente do Sistema Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, destacou a relevância da iniciativa de modernização. “A gente precisa modernizar a gestão e por meio do processo eletrônico é a melhor forma disso acontecer”, afirmou Baiocchi. O Senac-DF foi a primeira instituição do Sistema S a implantar a ferramenta, em julho de 2023. O SEI foi cedido ao Senac gratuitamente pelo TRF da 4ª Região, que criou o sistema.

A adoção da ferramenta está fundamentada em pilares como: integridade e eficiência. “A principal cultura que o SEI nos traz é a cultura da transparência. É um sistema que organiza os processos de forma eletrônica, segura e eficiente, criando uma cultura de sustentabilidade e rastreabilidade”, ressalta o diretor do Senac-DF, Vitor Corrêa. “Parabenizo os presidentes e diretores pela coragem e determinação de fazer esse movimento acontecer”, completa.

O diretor regional do Sesc e Senac de Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, destacou a política de fazer sempre mais e melhor, com menos recursos e de forma mais eficaz. “É um ganho de gestão e de conformidade muito grande. Tenho certeza que é um modelo para o Brasil replicar”, afirmou Leopoldo. O Senac de Tocantins e de Pernambuco já manifestaram interesse na adoção do SEI, que também será implementado na Fecomércio Goiás e na Fecomércio do Distrito Federal.

Também participaram da reunião os conselheiros do Senac-DF: Lamarck Freire Rolim, Fábio Henrique Ibiapina Gomes, Lázaro Donizetti dos Santos e José Fernando Ferreira da Silva. E a equipe técnica: Luiz Gustavo Vieira, Humberto Paulino, Lázaro Gilvano Silva, Marco Antônio Schimitt, Mateus Ranieri, Rafael Pinheiro, Paulo Ricardo Azevedo, Diego Recena, Gisele James, Anna Paula Fonseca e Raphael Carmona.