Em setembro de 2024, o índice de Confiança do Empresário do Comércio no Distrito Federal (ICEC-DF) marcou 110,3 pontos, registrando queda mensal de -1,7% após dois meses consecutivo em expansão, descontados os efeitos sazonais. Na comparação com igual mês do ano anterior, a retração é de -6,3%. Os dados são de pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A exemplo do nacional, o destaque mensal na queda do indicador foi a confiança do empresário em relação às Condições Atuais da Economia (CAE), com recuo de -4,3% em relação ao mês anterior, puxando para baixo o subindicador de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), com 82.9, sendo este o único a permanecer abaixo da zona de satisfação (100 pontos).

Os demais subindicadores, Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC – 144,0 pontos) e Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC – 103,9 pontos) ficaram acima da zona de satisfação, mas tiveram retração mensal (-1,3% e -1,9%) e anual de (-3,8% e -3,2%).

Ainda de acordo com a pesquisa da CNC, 63,6% do empresariado do comércio varejista do Distrito Federal afirmam estar com os estoques adequados; 23,4% disseram que estão acima do adequado; e apenas 12,8% abaixo do estoque.

“O Índice de Confiança do Empresário do DF reflete a cautela dos empresários diante das indefinições da macroeconomia, mas também evidencia a confiança contínua do empreendedor na capacidade e gestão de sua empresa, já que esse foi o único subíndice a registrar acréscimo no mês, ainda que de 0.7%. Como costumo dizer: os empresários do DF possuem um perfil inovador e resiliente”, analisa o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.