• Sinval Neto
  • 04/09/2024
Índice de Confiança do Empresário do Comércio do DF tem leve alta e registra melhor resultado desde outubro de 2023

No mês de agosto, o Índice de Confiança do Empresário do Distrito Federal (ICEC-DF) manteve-se praticamente estável em relação ao mês anterior, atingindo 108,3 pontos. Assim, manteve o melhor resultado desde outubro de 2023, quando atingiu 107,4 pontos. Os dados são da pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

“Este é outro indicador mensal em que o Distrito Federal se destaca por apresentar resultado que impacta positivamente o cenário nacional, pelo terceiro mês consecutivo”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido. Apesar de recuar 1,5% em agosto, o ICEC nacional segue acima da zona de satisfação (100 pontos), com 108,7 pontos.

No DF, quando comparado com o mesmo mês de 2023, o índice apresenta uma retração na confiança de -6,4%, haja vista que, naquele mês, atingiu-se 115,7 pontos e marcou o ápice dos últimos doze meses.

Em agosto deste ano, foram determinantes na formação do ICEC-DF e impactaram positivamente o índice geral os seguintes subindicadores: expectativa do empresário do comércio (140,6 pontos), ou seja, 40,6 pontos acima do índice mínimo de satisfação (100 pontos); e índice de investimento do empresário do comércio (103,3 pontos), ainda expressando interesse em contratar novos funcionários.

Por outro lado, impactou negativamente o índice geral o subíndice “condições atuais do empresário do comércio” que marcou 80,8 pontos – 19,2 pontos abaixo do índice de satisfação (100). Isso demonstra que o empresário do DF está cauteloso face as incertezas macroeconômicas, equilíbrio fiscal, taxa de juros, inflação e crédito.