• Sinval Neto
  • 03/09/2024
Fecomércio-DF e Neoenergia se unem para alertar empresários do DF sobre débitos e furto de energia

A Fecomércio-DF e a Neoenergia estão em uma campanha de conscientização direcionada a empresários do setor de comércio de bens, serviços e turismo do Distrito Federal. O objeto é alertar para as consequências de débitos em aberto com a distribuidora, além dos prejuízos causados por furto de energia nas instalações do local, que normalmente são detectadas após a assinatura de contratos de locação ou compra de um imóvel comercial. A ação, educativa e prevencionista, é fruto do acordo de cooperação assinado entre os dois órgãos, em maio deste ano.

A campanha esclarece que o novo locatário ou proprietário é quem responde por eventuais irregularidades, mesmo que contraída antes da transação. É fundamental que os empresários verifiquem os débitos e a rede elétrica do padrão de entrada do local. Para isso, basta entrar em contato com a Neoenergia, fazer uma consulta e agendar uma visita ao imóvel.

Os débitos em aberto podem acarretar no corte do fornecimento de energia, inviabilizando a operação comercial das empresas e causando prejuízos financeiros. Já o furto de energia coloca a vida de pessoas em risco. Além da possibilidade de provocar acidentes, a prática ilegal configura crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão.

Segundo o Mapa do Comércio do DF, dos mais de 410 mil CPNPJs existentes na capital federal, cerca de 230 mil pertencem ao setor de comércio de bens, serviços e turismo. “Essa parceria busca oferecer vantagens e serviços diferenciados para o público empresarial”, conta José Aparecido, presidente da Fecomércio. “Com foco na sustentabilidade e na saúde financeira das empresas, esperamos diminuir a quantidade de débitos com a Neoenergia e sanar eventuais casos de furto de energia, que comprometem a economia do DF”, completa.

“Essa parceria gera oportunidades e ajuda o empresariado do Distrito Federal, no sentido de orientá-los a buscar todas as formações necessárias na hora de locar ou comprar um imóvel comercial”, explica Frederico Candian, diretor presidente da Neoenergia Brasília.

Outras ações
A parceria entre Fecomércio e Neoenergia já funciona por meio do projeto social “Fecomércio Mais Perto de Todos”. Neste evento, que acontece uma vez por mês, a agência móvel da Neoenergia, 100% elétrica, se une à caravana do Sistema Comércio da capital e oferece todos os serviços técnicos e comerciais da distribuidora à população do DF, como parcelamento de débitos, solicitação de reparo por danos elétricos, troca de titularidade, ligação nova, entre outros, a moradores, comerciantes e comerciários de diferentes Regiões Administrativas do DF.