• Lúrya Rocha
  • 03/08/2024
Número de endividados no DF continua em queda e inadimplentes em crescimento

Em julho, o índice de endividamento no Distrito Federal atingiu o índice de 77,8%%, com retração de 3,5% em relação ao mês anterior e em queda pelo terceiro mês consecutivo, segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Entretanto, continua em crescimento o índice de pessoas inadimplentes ao atingir 37,5% no mês de julho, comparado a 35,7% do mês de junho e 15,4% de julho de 2023. Do mesmo modo, oscila de 19,4% em junho para 20,9% aquelas pessoas que não reúnem condições de honrar seus compromissos, quando no mesmo mês do ano anterior este percentual era de 7%.

O tempo médio com dívidas em atraso é de 72 dias contra 71 dias no mês anterior.  Quanto à modalidade da dívida contratada, cartão de crédito mantém a liderança (67,3%), seguido pelo financiamento de carro (14,4%), financiamento de casa (13,6%) e crédito pessoal (10,9%).

Em âmbito nacional, o endividamento é estável com tendência de queda ao longo dos últimos doze meses, pontuando 78,5% no mês de julho deste ano. A inadimplência também se mantém estável, em torno de 29%, bem como aqueles que não reúnem condições de pagamento, em torno de 12%.