• Sinval Neto
  • 29/07/2024
Lojistas do DF projetam crescimento de até 21,8% nas vendas de Dia dos Pais

Da Redação

Pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF indica um cenário promissor para o comércio do Distrito Federal neste Dia dos Pais. As vendas podem crescer até 21,8%, com uma projeção de R$ 270 milhões a serem injetados na economia local. O otimismo é reforçado pela intenção de 74,7% dos consumidores em presentear na data, sinalizando um aumento significativo em relação ao ano passado, quando o registro foi de 67,3%.

Aproximadamente 55% dos comerciantes preveem um aumento nas vendas em comparação ao ano passado, enquanto 37,5% acreditam que as vendas se manterão estáveis. Observou-se uma pequena migração entre os lojistas que previam vendas maiores ou iguais para vendas menores, resultando no índice de 7,4% dos entrevistados que preveem queda no desempenho.

“O otimismo dos empresários e dos consumidores medido na pesquisa de expectativa do Dia dos Pais encontra sustentação também nos indicadores da economia. No DF, o varejo acumula crescimento de 5,7% até maio, segundo a última medição do IBGE. É um número que supera a média nacional. Além disso, contamos com uma pequena redução das taxas de juros, mais acesso ao crédito e aumento da massa salarial, impulsionado pelos reajustes do setor público e também privado, conforme vimos nas últimas convenções e acordos coletivos de trabalho assinados entre os sindicatos patronais e laborais da nossa base”, analisou o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

O valor médio de compras esperado pelos lojistas é de R$ 270,35, um crescimento expressivo de 32,7% em relação aos R$ 203,63 registrados anteriormente. O segmento com maior média de ticket é o de Turismo (R$2.500), seguido pelo de Móveis/Eletroeletrônicos (R$716) e por Ótica (R$581,15).

Para alcançar bons resultados, 88,6% dos donos de negócios planejam implementar estratégias de vendas, com destaque para promoções (22,69%), divulgações e propagandas (22,23%), e a diversificação de produtos (20,24%).

A maioria (86,2%) indicou que manterá os preços dos produtos. Outros 7,6% pensam em aumentar os valores e 6,2% pretendem diminuir. Aqueles que planejam ajustar os preços esperam uma redução média de 1,72%.

Preferências dos consumidores

A intenção de compras entre as mulheres (76% ) é maior do que entre os homens (73,5%). No geral, a maioria planeja adquirir itens de vestuário (31,4%) e calçados (21,4%). Na sequência, vêm cosméticos ou perfumes (16,5%), artigos para presentes ou souvenirs (10.1%) e eletroeletrônicos (7,4%). As mulheres, desta vez, serão mais generosas que os homens.

O ticket médio de compra foi estimado em R$ 205,56, ficando praticamente estável em relação a 2023, quando o valor foi de R$ 204,58. A forma de pagamento mais comum será o crédito (41,13%), seguido por Pix ou transferência (23,22%) e dinheiro (18,83%).

Em relação ao período de compra, 54,8% dos clientes pretendem fazê-lo na parte da tarde, seguido pela noite (24,7%) e pela manhã (20,5%). No quesito dia, os preferidos serão o sábado (36,3%), sexta (19,5%) e domingo (18,4%).

Metodologia
Os dados da Pesquisa sobre Intenção de Compras e Expectativa de vendas no Comércio Varejista do DF foram coletados entre os dias 21 de junho e 19 de julho de 2024. A abordagem de consumidores se deu de forma aleatória, em diferentes pontos de circulação do DF, resultando em uma amostra de 732 respondentes.

Já a abordagem aos lojistas, direcionada aos proprietários e gerentes, deu-se de forma telefônica, compreendendo uma amostra de 499 empresas de diferentes segmentos, concentradas em várias regiões do DF.