Dados da Pesquisa de Contratação de Mão de Obra Temporária do Instituto Fecomércio-DF demonstram a confiança dos empresários do Distrito Federal na melhora das vendas de final de ano. O estudou revelou que 50,5% dos lojistas têm expectativa de contratar funcionários para atender as demandas dos consumidores durante a Black Friday e o Natal. Esse índice é o maior registrado nos últimos sete anos pesquisados. Com isso, a previsão é que o comércio abra cerca de 4,3 mil vagas temporárias.

Nos segmentos de maior representatividade nas vendas de Natal (calçados; cama, mesa e banho; cosméticos e perfumarias; eletrônicos; materiais esportivos; supermercados e vestuários e acessórios), o percentual de expectativa de contração sobe de 50,5% para 68,36%.

O levantamento de 2023 também registrou a menor taxa de não contratação (44.4%) desde 2017. Por outro lado, ainda que em menor quantidade, o índice de empresários indecisos quanto a contratar, ou não, cresceu de 0,6% para 5,1% em relação ao ano passado.

 

Mais de 70% dos comerciantes pretendem realizar as contratações durante o mês de novembro. Logo depois, aparece a primeira quinzena de dezembro, com 23,67% das intenções, seguida pelos períodos da segunda quinzena de outubro (3,86%) e da segunda quinzena de dezembro (0,48%).

A média de funcionários contratados por empresa é de 2,1. Entretanto, o índice sobe ao ser aplicado aos segmentos mais procurados, principalmente no Natal e no setor de eventos, como padarias e confeitarias (2,9), calçados (2,58), supermercados (2,55), organização de feiras, congressos e festas (2,5) e cabelereiros (2,4).

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, lembra que o Natal é a melhor data do ano para os comerciantes. “É um período extremamente importante, quando os empresários mais investem em estoques e estratégias de venda, buscando oferecer o que há de mais atual para os consumidores, pois esses também costumam gastar mais em relação a outras datas comemorativas, já que no Natal, todo mundo pode dar e receber presentes”, explica Aparecido.

Segundo ele, o otimismo está ligado a diversos fatores socioeconômicos. “Nosso setor avalia que esses números positivos refletem o atual momento da economia, com registro de queda na inflação, reduções da taxa Selic, aumento no nível de empregabilidade e reajustes concedidos aos trabalhadores do setor público e privado”, completa o presidente.   

Perfil do trabalhador
O estudo do IF mostra ainda que 70% dos comerciantes afirmam haver possibilidade de efetivação das vagas temporárias após a data. Segundo os dados, o comportamento do funcionário é relevante para sua contratação. Atitudes de cordialidade e respeito, responsabilidade, higienização do ambiente de trabalho, ética, pontualidade, saber ouvir e assiduidade são características visadas pelas empresas. “É perceptível que o mercado está cada vez mais exigente quanto ao comportamento, uma vez que a média de todos os indicadores estão próximos da nota máxima (10)”, analisa Aparecido.

Para conquista de um desses postos temporários, os comerciantes destacam como maiores pré-requisitos o comportamento proativo (23,48%), a experiência (18,46%), a flexibilidade de horário (16,58%), o local de moradia (11,11%) e a disponibilidade de tempo integral (9,14%).

Metodologia
Os dados da pesquisa foram coletados entre 18 de setembro e 6 de outubro de 2023. A amostra analisada foi de 410 empresas, distribuídas entre mais de 20 segmentos básicos do Setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF.

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