O trade turístico de Brasília comemorou a retirada das grades que há 10 anos cercavam o Palácio do Planalto e também das barreiras de acesso aos Palácios da Alvorada e do Jaburu. A ordem, que partiu do presidente Lula, foi vista como importante medida para retomada do turismo cívico na capital.

“Apesar de simples, essa ação contribui muito para que as pessoas se planejem e também para que as agências de viagem divulguem Brasília como um destino cívico, pois somos a capital do País”, disse o presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio-DF, Otávio Neves.

Segundo ele, o próximo passo é solicitar aos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional que retirem as grades que cercam a Praça do Três Poderes e as sedes do Parlamento e do Judiciário brasileiros.

“Enviaremos um ofício a esses órgãos pedindo que liberem o acesso a esses locais. Não é razoável impedir que as pessoas circulem livremente por um espaço que é público e foi construído justamente com o objetivo de ser contemplado. Brasília é patrimônio da Humanidade e possui título de cidade criativa do design, ambos os títulos concedidos pela Unesco. Não podemos ir contra isso, impedindo que brasileiros e estrangeiros visitem esses pontos turísticos”, acrescentou Neves.

Pular para o conteúdo