A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº15/2022 foi aprovada pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (13). A medida determina o pagamento de um auxílio mensal de mil reais, até dezembro de 2022, aos transportadores autônomos de carga.

“A aprovação da PEC é muito importante para o setor logístico do país, pois a atuação dos caminhoneiros tem sido essencial para manter o abastecimento no país. Aliás, esta foi uma categoria que sentiu bastante, já que não pôde parar, mesmo com o risco de contágio, no auge da pandemia”, comenta Álvaro Silveira Júnior, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF).

Com a alta do preço dos combustíveis, os transportadores foram ainda mais atingidos pelo cenário econômico brasileiro. O benefício ainda passará por regulamentação, mas a expectativa é de que mais de 800 mil caminhoneiros de todo o país, incluindo os microempreendedores individuais caminhoneiros, sejam contemplados pelo auxílio.

Os transportadores devem estar registrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas até 31 de maio de 2022 para receber o benefício. A previsão para o início dos pagamentos é em agosto, por meio do aplicativo Caixa Tem.

Assessoria de Comunicação do Sindiatacadista

Pular para o conteúdo