A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) homenageou Francisco Maia com o título de cidadão honorário de Brasília. A homenagem, que foi publicada no diário oficial da CLDF no dia 7 de janeiro, será entregue para a família do presidente da Fecomércio-DF, recém falecido, em data ainda não definida. A filha do empresário, Valéria Farias Morais, agradece a lembrança e diz que Brasília foi a cidade que o pai dela escolheu para o coração. Foi no DF onde ele colocou seus planos empreendedores e inovadores em prática, sem deixar de lado o que gostava de fazer – ajudar os outros.

“Foram anos de dedicação à família, à cidade e às pessoas. Estando à frente da Fecomércio-DF, ele viu muitos de seus sonhos se concretizarem. Criou importantes projetos para Brasília, fomentando o comércio e o turismo. Foi, também, diante da maior crise sanitária que o mundo já viu, que ele colocou a estrutura da Federação em prol da população do DF, realizando exames e dando assistência aos mais afetados pela COVID-19, doença que o levou”, diz Valéria. “Infelizmente, nem todos os projetos foram concluídos antes de sua partida, mas tenho certeza que seu legado já marcou a história da terra que ele escolheu para a vida. Receber esta homenagem, não só nos deixa extremamente orgulhosos, mas representa a concretização de todo amor dele por Brasília. De onde ele estiver, ele vai continuar torcendo pela cidade e por seu povo”, conclui Valéria.

O presidente em exercício da Fecomércio-DF, Edson de Castro, destaca que a homenagem é mais do que merecida. “Francisco Maia realizou um ótimo trabalho à frente da Federação do Comércio, do Sesc e do Senac do DF. Ele deixou um legado enorme de boas realizações no sistema comércio da capital do País. Além de seu trabalho como empresário e líder, Francisco Maia também era apaixonado por Brasília e não media esforços para trabalhar por melhorias para a cidade, tanto no âmbito social quanto empresarial. É uma homenagem muito merecida”, destaca Edson de Castro.

Francisco Maia faleceu no dia 17 de janeiro, em decorrência de complicações provocadas pelo Covid. O empresário assumiu o Sistema Fecomércio-DF no dia 6 de fevereiro de 2019. Em sua gestão, procurou integrar, fortalecer e reestruturar as instituições – dando voz aos sindicatos, atendendo a população mais carente e unindo os empresários do comércio da capital do País.

Posso ajudar?

Pular para o conteúdo