Foram mais de 830 mil visualizações no domingo de Páscoa. Com dez horas seguidas de show, vários artistas e mais de 300 mil quilos de alimentos doados para quem mais precisa na contabilização final das ações. Com a colaboração de internautas, empresas parceiras e do Sesc-DF, lives de diversos cantores se juntaram a arrecadação feita durante o Festival Fome de Música. O dinheiro será usado para a compra de alimentos e distribuído para entidades carentes beneficiadas pelo Programa Mesa Brasil, do Sesc, em todo o País. A distribuição seguirá regras do Departamento Nacional do Sesc. O festival faz parte do projeto Fome de Música, que arrecada alimentos durante lives promovidas pelos artistas. Neste domingo (12), a programação reuniu uma seleção de craques como a dupla Jorge & Mateus, Xand Avião, Ludmilla, Léo Santana, Pedro Sampaio, Xanddy e Marcelo Falcão. Além disso, contou com participação especial de Neymar Jr, Gabriel Medina e Bruninho do Vôlei.
O valor doado durante a programação vai para uma conta do Sesc-DF criada para o Fome de Música e o programa Mesa Brasil Sesc-DF repassará para cada estado proporcionalmente ao que foi arrecadado. Em seguida, o Mesa Brasil Sesc de cada região comprará e distribuirá os alimentos de acordo com as necessidades das instituições cadastradas no projeto. As entidades irão preparar e distribuir as refeições para quem precisa. Cada doador receberá um e-mail com a confirmação e a prestação de contas.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF (Sesc, Senac, Fecomércio e Instituto Fecomércio), Francisco Maia, ressalta que o lançamento da iniciativa foi um sucesso. Ele lembra que segundos dados recentes, 821,6 milhões de pessoas estão passando fome no mundo. São 5,2 milhões somente aqui no Brasil. “Apesar de produzirmos hoje mais do que consumimos, ainda desperdiçamos 1 em cada 3 dos alimentos produzidos. Pensando nisso, o Fome de Música vem com esse objetivo de mudar esse cenário e ajudar a erradicar a fome no Brasil. Alcançamos números de doações impressionantes como a arrecadação de 304 mil quilos de alimentos”, afirma Francisco Maia.
O site www.fomedemusica.com foi acessado por internautas em mais de 20 países e 500 cidades do mundo, demonstrando o espírito de solidariedade e a fácil acessibilidade da ferramenta que permite doar alimentos com apenas um clique. O diretor regional do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro, comemora o resultado das doações e diz que o festival uniu, por meio de uma tecnologia social, diversos artistas, produtoras, shows, festas e festivais e principalmente o público, para arrecadar e destinar alimentos para quem precisa. “O projeto não tem intuito de promover ninguém, nem pessoas, nem artistas, nem instituições. Sem fins lucrativos, ele nasce apenas com a vontade de sintonizar o mundo na mesma frequência. Uma frequência de mudança, uma nova forma de mostrar que somos todos filhos do mesmo mundo. Estamos passando por um período complicado e precisamos ajudar as comunidades carentes”, diz Marco Tulio.
Outros artistas, como Wesley Safadão, Alok e Giovanna Lancellotti, também fizeram participações especiais ao longo do dia nos intervalos das apresentações. Já os Djs Bhaskar, Cat Dealers, Dubdogz, Kvsh e Dennis DJ fizeram sets que foram transmitidos exclusivamente no YouTube. Primeira atração do festival, a cantora Giulia Be desistiu de fazer sua apresentação, porque descobriu que uma pessoa próxima da família foi internada com coronavírus. Em vez do show, ela apresentou apenas a música – “Your Song”, de Elton John, dedicada a todos afetados pela pandemia.
Como funcionou?
O valor mínimo de doação era de R$ 5, que equivale a 1kg de alimento e a cinco refeições. Já o valor máximo foi de R$ 5 mil, que será convertido em 1 tonelada de alimentos e 5 mil refeições. Serão entregues para as pessoas e entidades assistidas pelo programa de proteção social Mesa Brasil em todo o país.