A Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF realizou nesta quarta-feira (5), na sede da Federação, uma reunião para apresentar os projetos que serão executados durante o ano de 2020. Também foram divulgados números de eventos e ações realizados pela câmara em 2019, como o Natal Sempre Monumental – uma superprodução natalina com atrações para toda a família. O projeto reuniu mais de 200 mil pessoas e gerou R$ 15 milhões em negócios relacionados ao turismo. Para 2020, o presidente da Fecomércio-DF e presidente da Câmara de Turismo, Francisco Maia, destacou a intenção de fazer ainda mais para alavancar o setor turístico da capital, lembrando que Brasília completa 60 anos.

“Em 2020 vamos nos dedicar ainda mais ao trabalho das câmaras. Na de turismo, por exemplo, pretendemos divulgar a nossa cidade e realizar um trabalho em prol do segmento que é uma grande solução em diversas questões da cidade”, disse. “Este ano vamos trabalhar o Natal novamente. Em 2019, foi um sucesso. Todos os objetivos foram alcançados, mostrando que Brasília vai muito além da política. Também vamos continuar avançando em outras frentes, como a solenidade da Troca da Bandeira, que foi uma realização muita boa durante 2019”, explicou Maia.

O presidente da Fecomércio enfatizou que as câmaras temáticas da Federação têm uma grande importância no fomento da economia local e na geração de emprego. Em 2019, foram lançadas as câmaras de Tributação e Finanças Públicas; de Mulheres Empreendedoras; e de Economia Criativa. Além disso, foi relançada a Câmara de Inovação e Tecnologia da Informação. A Câmara de Turismo e Hospitalidade completa em 2020 quatro anos de atuação com grandes projetos.

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, também esteve presente e falou sobre a importância de ver o turismo como uma vertente de desenvolvimento e elogiou o trabalho da Fecomércio em benefício da cidade. “Estamos trabalhando de forma integrada, com um único objetivo: Brasília. Em 2019, tivemos um grande apoio da Fecomércio, do Sesc e do Senac e estamos tentando promover cada vez mais o turismo na cidade”, disse. “Turismo é qualificação, estruturação e promoção. Colocamos em 2019 seis centros de Informação ao Turista em pé e vamos inaugurar ainda um no Parque da Cidade e outro no Aeroporto”, informou.

Conheça os projetos 

Destino Turístico Inteligente

 

Realização da 3º edição do seminário, com o objetivo de gerar conhecimento sobre o tema e trabalhar para posicionar Brasília como um destino inteligente. Em 2019, a 2º edição debateu temas como: Inovação e criatividade no turismo; Megatendências que impactam o turismo; Nova Zelândia: um destino turístico consolidado por inovações; O sucesso do turismo em Portugal, entre outros.

Espetáculo Veja Você, Brasília

Para marcar o aniversário de 60 anos de Brasília, o Sesc-DF, com apoio da Câmara de Turismo da Fecomércio, contratou o músico Oswaldo Montenegro para dirigir um espetáculo musical em homenagem a cidade. Batizado de “Veja você, Brasília”, a atração vai estrear em abril e os primeiros ensaios (que não serão abertos ao público) estão sendo realizados agora, no teatro Sesc Silvio Barbato, no Setor Comercial Sul. O musical terá uma equipe toda formada por artistas da cidade, entre diretor de arte, cantores, bailarinos, músicos, figurinistas, cenógrafos e outros profissionais, e contará a história de seis décadas da capital federal.As apresentações ocorrerão no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. No dia 9 de abril, será realizada uma sessão para convidados e nos dias 10 e 11 de abril para o público em geral. A entrada será gratuita.

Brasil Visita o Brasil

O projeto O Brasil Visita Brasília foi lançado no início de novembro, na sede da Federação do Comércio do Distrito Federal. A iniciativa é uma parceria entre o Sistema Fecomércio-DF, Sesc, Senac e a CVC, uma das maiores empresas de turismo do País. O intuito do programa é fazer com que os jovens brasileiros conheçam a capital federal, estimulando o turismo brasiliense, a cultura e a educação. Pelo acordo assinado, a CVC comercializará um pacote, saindo de São Paulo, com aéreo, para Brasília por R$ 990 incluindo hospedagem com café da manhã, receptivo e guia especializado em um roteiro que engloba 23 pontos turísticos da cidade. O projeto terá duração até 2022, quando é comemorado o bicentenário da Independência do Brasil.

Famtours e press trips

A proposta é trabalhar em parceria com a  CVC a realização de Famtours e Prees Trips, para apresentação de Brasília aos principais formadores de opinião.

Posicionamento da Marca Brasília

Gestão da Marca Brasília em parceria com o governo, a sociedade civil e iniciativa privada com o objetivo de desenhar estratégias para posicionar Brasília como um destino para viver, visitar, consumir, criar, produzir e sonhar. Também está programado o lançamento do parquinho da Marca Brasília: projeto que se destina a aplicação tridimensional da marca como um equipamento cultural e turístico.

Mês Brasília

A proposta é realizar durante o mês de abril ações vinculadas ao setor produtivo e ao turismo para criar um calendário de atividades durante o mês todos os anos, com lançamento em 2020. Entre as ideias estão: nota legal em dobro no período, estimulando o consumo, diminuição de alguns impostos para os empresários, promoção de shows, além de uma divulgação da moda e gastronomia da cidade – considerada o terceiro polo gastronômico do País, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro.

Solenidade da Troca da Bandeira

A Troca da Bandeira é uma das maiores expressões do turismo cívico do País e ocorre no primeiro domingo de cada mês. A cada edição, uma Força ou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é responsável pelo evento. Com 100 metros de altura, o monumento do Mastro da Bandeira consta no Guiness Book como maior bandeira hasteada do mundo. Em 2019, o Sistema Fecomércio-DF, por meio do Sesc e do Senac, ofereceu serviços de lazer e saúde. A programação incluiu também oficinas recreativas, atividades de lazer e city tour. Teve ainda pintura de rosto, cama elástica, perna de pau, críquete, minigolfe, palhaçaria, pedal kart, massagem rápida, reflexologia podal e esmaltação. Ao todo, foram 12 edições durante 2019 com mais de 36 mil pessoas impactadas pelas ações das instituições.

Natal Sempre Monumental

A ideia é fazer a segunda edição do Natal Sempre Monumental em 2020.  Em 2019, foram 30 dias de muita alegria, que fizeram renascer o Natal em Brasília. A abertura contou com show da cantora sertaneja Naiara Azevedo, apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, queima de fogos e números de balé. O Pavilhão do Sesc instalado no local ofereceu atividades gratuitas para população durante todo período. A Torre de TV foi iluminada todos os dias e a fonte foi recuperada.

Deixe um comentário

Posso ajudar?

Pular para o conteúdo